cropped-logo-cpt-1.png

CPT BAHIA

Celebração dos 45 anos da CPT Juazeiro semeando esperança

Ocorreu nessa sexta-feira (12) o Seminário “CPT Juazeiro: 45 anos Semeando Esperança”. O evento teve como objetivo celebrar a trajetória da Comissão Pastoral da Terra na Diocese de Juazeiro-BA, criada em 1976. O Seminário tratou sobre a história da CPT Juazeiro, lutas pela terra e território enfrentadas ao longo desses anos na região, perspectivas, além de trazer memórias afetivas e homenagens.

Pela manhã, aconteceu a Mesa História e Memórias da CPT Juazeiro: Lutas pela Terra e Território na Região com foco no contexto à época da criação da CPT. Participaram desse momento Zacarias Rocha, Beronice Ferreira (STR Remanso), Armínio Braga (STR Campo Alegre), Ruben Siqueira (CPT-BA) com medição com o Cláudio Dourado (CPT-BA). Os/as convidados/as debateram sobre a importância da atuação da CPT junto às comunidades, como disse a Beronice Ferreira “a CPT Juazeiro está junto às comunidades, não apenas nos conflitos, mas está presente nos momentos bons, também”.

Ruben Siqueira destacou a importância de semear, criar raízes para que seja perpétuo o legado da luta a favor das comunidades, do povo, terra e das águas. “Ver as crianças aqui é pensar o hoje e o amanhã, 45 anos para trás e 45 anos para frente. Então, temos futuro”, ressaltou.

O segundo momento da Mesa História e Memórias da CPT Juazeiro: Lutas pela Terra na Região abordou os desafios atuais com a participação de Antônio Amorim, Marineide Alves, Francisca Oliveira, Marcos Amâncio, Narciso Borges (UNAFPA) e Frei Luciano Bernardi (CPT-BA) e mediação da Fernanda Lins (Pastoral da Mulher).

Durante à tarde, aconteceu a mesa sobre memória dos principais pontos abordados pela manhã, com os convidados Valério Rocha (Articulação Regional de Fundo de Pasto), André Rocha (IRPAA), Emília Oliveira (AATR), Adão José (SASOP), Pablo Montalvão (MAM) e Roberto Malvezzi – Gogó, com a mediação feita por Adalton Marques (Univasf).

Com participação de diversas entidades parceiras a celebração da CPT Juazeiro foi marcada por falas sobre a sua importância para as comunidades e movimentos sociais “está com a CPT, no seu aniversário de 45 anos, contribuindo com essa história, representa para o MAM um lugar muito importante na luta da CPT e do povo”, como afirmou o Pablo Montalvão representante do MAM.

Também na sexta-feira, aconteceu a live celebrativa eucarística, presidida pelo bispo diocesano Dom Beto Breis, que enfatizou a importância da Cpt na Pastoral Diocesana , concluindo com os compromissos da Cpt para os próximos anos. Além das apresentações culturais e participações musicais de Roberto Malvezzi (Gogó) e Manassés que foi transmitida pelo canal do Youtube e página do Facebook da CPT Bahia. Acesse o link para assistir:

O Seminário reuniu trabalhadores/as rurais, representantes de organizações camponesas e entidades parceiras que fizeram e fazem parte da história da CPT e das lutas pela terra e território na região, com número limitado de participantes respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens recentes: