Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

CHEGA DE ESCRAVIDÃO | CPT Centro-Oeste realiza ação de prevenção e incidência contra condições de trabalho análogo à escravidão em Correntina

CPT Centro-Oeste

Nesta quinta-feira, 09, a CPT Centro-Oeste realizou ação de prevenção e incidência contra condições de trabalho análogo à escravidão. A ação, alusiva à Campanha “Chega de Escravidão”, lançada pela CPT, dialogou com 50 estudantes do Curso Técnico em Agropecuária da Escola Família Agrícola Padre André – EFAPA, em Correntina – BA.

Em 2023, foram resgatadas 3.191 pessoas em situações de escravidão no país. Na Bahia, foram constatadas práticas de trabalho escravo em 68 municípios. Destes, 13 estão na região do MATOPIBA, que compreende áreas majoritariamente de Cerrado nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, área de expansão do agronegócio nas últimas décadas.

No ano passado, a Bahia foi notícia em rede nacional, quando 200 trabalhadores aliciados para a safra da uva no Rio Grande do Sul foram resgatados em situação análoga à escravidão. E nesta terça-feira, 03, novamente 35 trabalhadores baianos foram resgatados em condições semelhantes em uma fazenda em Pancas, no Noroeste do Espírito Santo. Esta realidade exige maior atenção do Estado, com mais investimentos em políticas públicas, prevenção, fiscalização, reparação de danos e responsabilização daqueles que, com estas práticas criminosas, atentam contra a vida e a liberdade.

A CPT convoca toda a sociedade a se juntar nesta campanha contínua por direitos humanos e por justiça social!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe