A Comissão das Comunidades Atingidas pela Mineração em Sento Sé esteve reunida com representantes dos poderes legislativo e executivo municipal para apresentar as reivindicações e demandas das comunidades. O encontro aconteceu na manhã do dia 13 de agosto, na Igreja Católica de Pascoal e Limoeiro.
A Comissão apresentou cerca de 30 demandas aos representantes dos poderes públicos. Em relação aos pontos apresentados pelas comunidades, o Executivo informou que alguns já estão planejados, a exemplo da estrada até a comunidade Andorinhas e a iluminação na comunidade Retiro de Baixo. Os/as participantes do encontro acordaram a criação de uma comissão composta por representantes do executivo, legislativo e das comunidades para acompanhar e fiscalizar o planejamento e a execução das ações no território das populações tradicionais.
Participaram da reunião o secretário de administração Juvenilson Passos, a secretária de Meio Ambiente Tereza Rodrigues, o dirigente político Laurenço Aguiar, o vice-presidente da Câmara Municipal Hailton Rocha e os vereadores Edilson dos Boscos, André do Juquinha e Arthur do Renatinho.
Para a Comissão das Comunidades Atingidas, essa reunião foi importante porque, pela primeira vez, as comunidades foram ouvidas, exercendo seus papeis de cidadãos. Esse é um primeiro passo dentre outros. Na opinião da jovem Irenice Rodrigues, da comunidade Itapera, o encontro foi proveitoso e esclarecedor.
Texto e foto: Comissão das Comunidades Atingidas pela Mineração em Sento Sé