cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Conflito por terra deixa apreensiva uma comunidade do município de Barra (BA)

No dia 05 de junho de 2017, um grupo de 25 camponeses e camponesas, mais dois representantes do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Barra – STTR e a Comissão Pastoral da Terra – CPT, reuniram-se em Ibotirama (BA) para discutir o conflito vivido pela comunidade de Igarité, e fazer encaminhamentos em vista ao arrefecimento da situação.

Essa comunidade fica localizada no município de Barra, na região oeste da Bahia, e tem aproximadamente 450 famílias que ali vivem há décadas. A população de Igaraté que antes vivia em razoável sossego, hoje está vivenciando um processo de grilagem muito intenso.

Segundo relatos dos moradores, essa situação passou a existir a partir da chegada do Sr. Celizio da Silva Espindola que se identifica como delegado de polícia da Asa Sul, em Brasília, e afirma ser dono das terras onde a comunidade está localizada.

Preocupadas com tal situação, lideranças da comunidade agendou com a CPT uma reunião que aconteceu no dia 22 de maio de 2017, com o objetivo de iniciar a discussão sobre autorreconhecimento quilombola, na perspectiva de solicitar a identificação, delimitação e titulação do território tradicionalmente ocupado. Após a referida reunião aumentou a pressão contra os/as trabalhadores/as.

No dia 27 de maio, o STTR participou de uma reunião na comunidade com o proposito de discutir com os/as trabalhadores/as saídas para o conflito, mas não foi possível pautar o assunto. Segundo informações de moradores que estavam na reunião, vários prepostos do suposto proprietário estavam armados no local. Houve até quem exibisse armas, na tentativa de amedrontar trabalhadores/as.

Pessoas afirmam que moradores da comunidade que estão do lado do delegado, andam com aparelhos de gravação escondidos, para gravar as conversas dos/as trabalhadores/as.

Da terra em conflito

Contam os/as camponeses/as que quando a fazenda foi desmembrada e vendida, Esmar Amorim (ex-proprietário) deixou cerca de 5.000 hectares para a comunidade, infelizmente foi “uma doação de boca”, e não há um documento que comprove essa doação. Atualmente, devido às “invasões” a área resume-se em cerca de 3.600 hectares, toda ela demarcada com variantes. A mesma é utilizada pela comunidade para moradia, criação de animais a solta, fazer roça, coletar de mel, pegar estacas e colher frutas.

Os/as trabalhadores/as também afirmam que o Celizio Espindola informou que a prefeitura está com processo de desapropriação de 200 hectares, e o restante da terra que fica nos fundos da fazenda, será loteada. Disse ainda, que se a prefeitura não pagar o valor da desapropriação, ele vai tomar as casas do povo porque as mesmas são de sua propriedade.

De todas as formas, Espindola tem pressionado o povo que não está do seu lado. Como a maioria dos/as moradores/as está resistindo, a pressão contra a comunidade aumentou. Já chegaram a passar com o trator sobre a madeira que os trabalhadores estavam fazendo a cerca, e derrubaram a cerca e o barraco de uma senhora.  Os/as trabalhadores/as disseram que o delegado Celizio, afirmou “que o trator vai continuar trabalhando e se alguém for para frente da máquina é para derrubar”.

Os agentes do fazendeiro disseram que não é para a comunidade envolver nem o sindicado e nem políticos nas discussões. Segundo eles, esse envolvimento pode atrasar o processo. E a intenção é encaminhar as coisas o mais rápido possível.

Essa situação é gravíssima, e os/as moradores/as de Igarité pedem socorro. Como encaminhamento das discussões, será solicitado ao Ministério Público e a Coordenadoria de Desenvolvimento Agrário – CDA providências para essa situação. Espera-se que algo seja feita para evitar maiores consequências.

CPT BA Centro Oeste/ Núcleo Barra

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp