Helenna Castro – CPT SSO e Comunicação do CIMI Leste
Ontem (28), os missionários e missionárias do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Regional Leste, deram início à 40ª Assembleia com o tema “45 anos na Missão de Construir Justiça e Paz como Fontes do Bem Viver com os Povos Originários”.
A mesa de abertura contou com a presença do secretário executivo do CIMI, Antônio Eduardo, bem como das lideranças indígenas do povo Pataxó Hahãhãe, Agnaldo Francisco coordenador do Mupoiba (Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia), Wilson Jesus (Ninho), Chefe de Posto da T.I. Caramuru e Fábio Titiah, um dos caciques do Povo. Além deles, agentes da Comissão Pastoral da Terra Regional Sul-Sudoeste da Bahia (Valderly e Helenna), e a Irmã Josefina Casagrande, da Congregação Agostinianas Recoletas, também estiveram presentes.
Durante a manhã desse primeiro dia de assembleia, foram realizadas análises de conjuntura e debates sobre os principais desafios da luta indigenista no atual contexto brasileiro. Um ponto bastante discutido foi a retomada do julgamento do processo de repercussão geral que está agendado no STF para a próxima quarta-feira, dia 30.
A assembleia do CIMI Leste continuará acontecendo até o dia 31 em Ilhéus, na Bahia.