A 40ª Missão da Terra acontecerá no dia 22 de setembro de 2019, na paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Ponto Novo (BA), local que sediou a romaria, após as seis primeiras serem celebradas em Monte Santo.
Será uma grande festa! Uma oportunidade para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo, denunciar as situações de injustiça e opressão e partilhar as experiências vivas que nascem no chão da ‘Igreja Povo de Deus’.
Fieis ao Deus dos pobres, escutando o clamor da Mãe Terra, dos seus filhos e filhas, queremos celebrar a resistência e o protagonismo dos povos e das comunidades atingidas pelos sistemas de morte, no campo e na cidade.
Vamos à Ponto Novo, fazer memória e comemorar o maior assentamento da Reforma Agrária da Diocese de Bonfim, onde hoje, mais de 600 famílias vivem pacificamente; assentamentos Terra Nossa e Nelson Mandela onde vivem 60 famílias produzindo agroecologicamente e várias experiências da agricultura familiar como o Paraiso das Polpas, no município de Filadélfia.
A partir de sua fé na vida e no Deus criador, as comunidades trarão para a Romaria experiências de esperança e apontarão caminhos de renovação da aliança da humanidade com Deus e com a natureza da qual somos parte.
Precisamos continuar a luta na defesa das nossas raízes de fé e tradição pela terra, água e dignidade, que nos desafiam a fortalecer a luta dos camponeses (as) frente aos impactos dos grandes projetos que visam só o lucro, explorando o ser humano e os bens da natureza.
Queremos, enfim, reafirmar e promover o nosso jeito de ser, viver, produzir e celebrar a vida!
Sejam bem-vindos (as) à 40ª Missão da Terra em Ponto Novo.
Antonio Celio de Castro/ Comissão Pastoral da Terra – Bahia