Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

CPT Juazeiro inicia nova turma da Escola de Formação da Juventude Rural

1º Encontro realizado com jovens da Escola de Formação

Jovens dos municípios de Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curaçá, Pilão Arcado e Remanso iniciaram, nesta segunda-feira (15), um processo de formação voltado para a juventude camponesa. Organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Juazeiro, a Escola de Formação da Juventude Rural, que acontece desde 2014, tem o objetivo de fortalecer as lutas dos/das jovens em seus territórios.

Devido à pandemia do coronavírus e à grave crise de saúde que o país vive, as atividades dessa nova turma da Escola de Formação acontecerão de forma online. O primeiro encontro foi um momento de acolhida e partilha dos sentimentos vividos pelos/as jovens.

A Escola de Formação contará ao todo com seis etapas. Diversos temas serão discutidos ao longo dos encontros: identidade camponesa, comunicação e cultura, terra e território, agroecologia e espiritualidade. As temáticas foram escolhidas a partir de um levantamento da CPT Juazeiro realizado com jovens da região no ano passado.

Para Chirlei Cavalcante, da comunidade Sítio Geraldo em Pilão Arcado, o primeiro encontro foi importante e enriquecedor. “Nos mostrou que somos pessoas críticas, pensadoras, sonhadoras e temos muito em comum.” A jovem de 22 anos está na expectativa para os próximos encontros: “Quero incentivar outras pessoas da importância da interação entre os temas [que serão trabalhados na formação]”, afirmou.

Texto: Comunicação CPT Juazeiro

Gostou desse conteúdo? Compartilhe