Jovens dos municípios de Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curaçá, Pilão Arcado e Remanso iniciaram, nesta segunda-feira (15), um processo de formação voltado para a juventude camponesa. Organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Juazeiro, a Escola de Formação da Juventude Rural, que acontece desde 2014, tem o objetivo de fortalecer as lutas dos/das jovens em seus territórios.
Devido à pandemia do coronavírus e à grave crise de saúde que o país vive, as atividades dessa nova turma da Escola de Formação acontecerão de forma online. O primeiro encontro foi um momento de acolhida e partilha dos sentimentos vividos pelos/as jovens.
A Escola de Formação contará ao todo com seis etapas. Diversos temas serão discutidos ao longo dos encontros: identidade camponesa, comunicação e cultura, terra e território, agroecologia e espiritualidade. As temáticas foram escolhidas a partir de um levantamento da CPT Juazeiro realizado com jovens da região no ano passado.
Para Chirlei Cavalcante, da comunidade Sítio Geraldo em Pilão Arcado, o primeiro encontro foi importante e enriquecedor. “Nos mostrou que somos pessoas críticas, pensadoras, sonhadoras e temos muito em comum.” A jovem de 22 anos está na expectativa para os próximos encontros: “Quero incentivar outras pessoas da importância da interação entre os temas [que serão trabalhados na formação]”, afirmou.
Texto: Comunicação CPT Juazeiro