Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

CPT Juazeiro inicia nova turma da Escola de Formação da Juventude Rural

Jovens camponeses do município de Casa Nova iniciaram, no último sábado (27), uma formação continuada, organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Diocese de Juazeiro.  A nova turma da Escola de Formação da Juventude Rural (EFJR) reuniu cerca de 50 jovens de 12 comunidades tradicionais de fundo de pasto que, nesse primeiro encontro, se aprofundaram sobre a Bíblia. 

A primeira etapa da Escola de Formação em Casa Nova contou com a facilitação do assessor das Pastorais Sociais Roberto Malvezzi (Gogó). O aprofundamento dos conhecimentos bíblicos possibilita o crescimento espiritual, inspirando as juventudes na busca de um futuro digno na terra. Essa é a segunda turma da EFJR em Casa Nova, a primeira foi realizada no ano de 2012, quando a Escola de Formação foi criada pela CPT. 

A Escola de Formação da Juventude Rural surgiu a partir das preocupações das comunidades de fundo de pasto com a inserção das juventudes nas lutas comunitárias e com o futuro dos/as jovens rurais. A EFJR tem o objetivo de valorizar a identidade e a diversidade camponesa com os/as jovens, a partir da construção de conhecimento e da troca de saberes. Em edições anteriores, a Escola já foi realizada nos municípios de Remanso, Sento Sé, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, além da modalidade virtual, durante a pandemia da covid-19.  

 A turma de 2024 de Casa Nova contará com cinco etapas. Os próximos módulos tratarão sobre os seguintes temas: Espiritualidade; Identidade, Diversidade e Pluralidade Religiosa; Questões Socioambientais e Agroecologia. 

Texto e fotos: CPT Juazeiro/BA

Gostou desse conteúdo? Compartilhe