Jovens camponeses do município de Casa Nova iniciaram, no último sábado (27), uma formação continuada, organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Diocese de Juazeiro. A nova turma da Escola de Formação da Juventude Rural (EFJR) reuniu cerca de 50 jovens de 12 comunidades tradicionais de fundo de pasto que, nesse primeiro encontro, se aprofundaram sobre a Bíblia.
A primeira etapa da Escola de Formação em Casa Nova contou com a facilitação do assessor das Pastorais Sociais Roberto Malvezzi (Gogó). O aprofundamento dos conhecimentos bíblicos possibilita o crescimento espiritual, inspirando as juventudes na busca de um futuro digno na terra. Essa é a segunda turma da EFJR em Casa Nova, a primeira foi realizada no ano de 2012, quando a Escola de Formação foi criada pela CPT.
A Escola de Formação da Juventude Rural surgiu a partir das preocupações das comunidades de fundo de pasto com a inserção das juventudes nas lutas comunitárias e com o futuro dos/as jovens rurais. A EFJR tem o objetivo de valorizar a identidade e a diversidade camponesa com os/as jovens, a partir da construção de conhecimento e da troca de saberes. Em edições anteriores, a Escola já foi realizada nos municípios de Remanso, Sento Sé, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, além da modalidade virtual, durante a pandemia da covid-19.
A turma de 2024 de Casa Nova contará com cinco etapas. Os próximos módulos tratarão sobre os seguintes temas: Espiritualidade; Identidade, Diversidade e Pluralidade Religiosa; Questões Socioambientais e Agroecologia.
Texto e fotos: CPT Juazeiro/BA