Com o objetivo de incentivar a participação dos jovens no engajamento das questões sociais em suas comunidades, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) realizou, na manhã deste sábado (24), um encontro com a juventude rural de Casa Nova-BA, na comunidade de Cacimbas.
O evento reuniu jovens, crianças e até mesmo idosos de várias localidades vizinhas, que juntos puderam debater a respeito da história, oportunidades, pontos positivos e negativos desses territórios, visando estratégias de articulação para suprir as suas atuais demandas.
Dentre as questões levantadas pelos/as jovens estão a precariedade na educação, a ausência de políticas públicas efetivas que gerem oportunidades de crescimento profissional para a juventude e a importância das novas gerações na manutenção da cultura e na defesa desses territórios que há anos vem enfrentando um processo de grilagem de terras.
Jailton Brito, jovem morador da Cacimbas, ressaltou a importância do encontro e já adiantou que deseja participar de mais eventos como este. “gostei muito da visita do pessoal da CPT e espero que venham mais vezes. Eu acho importante estarmos unidos, com animação, definindo projetos que são importantes para o fortalecimento do conhecimento dos jovens a respeito da história das nossas comunidades, dos nossos direitos e deveres”, afirmou
De acordo com a agente da CPT, Hyarlla Pereira, “o evento foi de grande importância para a conscientização e reconhecimento dos/as jovens enquanto comunidade, enquanto povo que luta pela manutenção e garantia de seus direitos. Saímos daqui com novas ideias e metas a serem traçadas nos próximos encontros que contarão com oficinas, gincanas e demais espaços de formação”, disse.
A reunião terminou com muita música e animação na expectativa de um novo encontro que deve acontecer em breve.
(Comunicação CPT Juazeiro / Fotos: Hyarlla Pereira)