Será realizado no dia 09 de outubro, no IFBaiano Campus Uruçuca, o debate Conflitos no Campo – Sul da Bahia, a partir das 8h00. O espaço será facilitado por Helenna Castro, agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT – BA), Mateus Britto, militante do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM – BA), Valdirene Rocha, do grupo de Pesquisa GeografAR / UFBA e Inara Silva, estudante de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
A CPT elabora o Caderno de Conflitos no Campo desde o ano de 1985 com o objetivo de sistematizar os dados sobre a realidade camponesa no Brasil, apontando quem e quais são os causadores dos conflitos, quem são os atingidos e quais são as formas de resistência popular. Esse relatório publicado anualmente também traz reflexões sobre como os contextos político, econômico e social refletem nas ocorrências.
Em 2023, a Bahia ficou em primeiro lugar no número de conflitos no campo, com 249 registros. As principais vítimas dos ataques foram quilombolas, indígenas, sem-terras e demais comunidades tradicionais. A mineração predatória vem ocasionando boa parte dos conflitos por terra, água e questões trabalhistas no estado.
Convidamos todo o corpo estudantil, docente, e os demais trabalhadores do IFBaiano para participar desse encontro que debaterá o atual cenário do campo no Sul da Bahia.
📍 Local: Auditório do IFBaiano Campus Uruçuca
🗓 Data: 09/10
🕗 Hora: 8h00
Contamos com sua presença!