Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Debate sobre conflitos no campo na região Sul da Bahia será realizado no IFBaiano Campus Uruçuca no dia 09 de outubro

Será realizado no dia 09 de outubro, no IFBaiano Campus Uruçuca, o debate Conflitos no Campo – Sul da Bahia, a partir das 8h00. O espaço será facilitado por Helenna Castro, agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT – BA), Mateus Britto, militante do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM – BA), Valdirene Rocha, do grupo de Pesquisa GeografAR / UFBA e Inara Silva, estudante de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

A CPT elabora o Caderno de Conflitos no Campo desde o ano de 1985 com o objetivo de sistematizar os dados sobre a realidade camponesa no Brasil, apontando quem e quais são os causadores dos conflitos, quem são os atingidos e quais são as formas de resistência popular. Esse relatório publicado anualmente também traz reflexões sobre como os contextos político, econômico e social refletem nas ocorrências.

Em 2023, a Bahia ficou em primeiro lugar no número de conflitos no campo, com 249 registros. As principais vítimas dos ataques foram quilombolas, indígenas, sem-terras e demais comunidades tradicionais. A mineração predatória vem ocasionando boa parte dos conflitos por terra, água e questões trabalhistas no estado.

Convidamos todo o corpo estudantil, docente, e os demais trabalhadores do IFBaiano para participar desse encontro que debaterá o atual cenário do campo no Sul da Bahia.

INSCREVA-SE AQUI!

📍 Local: Auditório do IFBaiano Campus Uruçuca
🗓 Data: 09/10
🕗 Hora: 8h00

Contamos com sua presença!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe