Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Dezoito anos de fraternidade

Por equipe de CPT Centro Oeste

 

Grupo de Graz - Austria
Grupo de Graz – Austria

Fraternidade é a palavra que define os laços de solidariedade construídos durante 18 anos, entre a Paróquia Anjo da Guarda na diocese de Graz na Áustria e a Comissão Pastoral da Terra na Diocese de Bom Jesus da Lapa na Bahia.

Impulsionados pelo espírito de vivenciar uma igreja libertadora na experiência de unir Fé e Vida. Um grupo de leigos da Paróquia Anjo da Guarda, há 18 anos, estabeleceu uma relação de solidariedade e apoio à comunidades camponesas que estão na luta pelos direitos a  terra e territórios, acompanhadas pela Comissão Pastoral da Terra no Oeste da Bahia.

O apoio a estas lutas tem se dado através de gestos concretos, que muitas vezes resultou na contribuição financeira para assegurar ações destas comunidades.  O principal critério é que sejam comunidades que estejam sofrendo conflitos e que estão na luta pelos seus direitos. A motivação é que essa contribuição seja um estímulo às referidas comunidades, para que se sintam apoiadas e fortalecidas para continuarem lutando pelos seus direitos.

Desta iniciativa, várias comunidades receberam apoio para pequena criação de caprinos,  construção  salões comunitários, equipamentos para sala de aula e brinquedoteca.  A primeira comunidade que recebeu esta colaboração, ainda na década de 90, foi o Quilombo  Rio das Rãs e posteriormente os Quilombos Araçá Volta, Juá Bandeira em  Bom Jesus da Lapa e as comunidades de Fundo e Fechos  de Pasto de Jacurutu e Salobro em Santa Maria da Vitória.  A Romaria da Terra e das Águas e a própria  CPT, já receberam também  apoio pontual, vindo do Grupo de Graz.

Os avanços, resultados e conquistas das comunidades são comungados, celebrados e acolhidos com muita alegria pelo grupo de Graz. Graças à luta das comunidades e apoio de várias organizações, quase todas as comunidades citadas já tem os seus territórios conquistados e outras já estão bem avançadas na luta.

 

Comunidade de Jacurutu - Santa Maria da Vitória
Comunidade de Jacurutu – Santa Maria da Vitória

História da Fraternidade

A Fraternidade foi iniciada no dia 22 de maio de 1996, através de contato realizado pela Irmã Mirian Bersch,  agente da CPT,  sensibilizando-os  sobre o grave conflito sofrido à época pelo Quilombo de Rio das Rãs em Bom Jesus da Lapa. Desde então, passou ser comemorada  todos os anos, durante o mês de junho, com a realização da Missa da Fraternidade e  diversas atividades que se estende nos meses seguintes. Para isso, o grupo tem criado várias dinâmicas visando angariar recursos como a realização de festas de comidas brasileira, gincanas, torneios esportivos, bazar até já engraxaram  sapatos na igreja.  Atualmente o grupo conta com apoio irrestrito do Pe. Wolfang, então pároco da Paróquia Anjo da Guarda e a coordenação de August Glanzer, que ao longo destes 18 anos tem animado este processo.

 

Visitas de intercâmbio

Periodicamente são realizadas viagens de intercâmbio, tanto do grupo ao Brasil como da CPT à Àustria, com o objetivo de trocar experiências, conhecer melhor e divulgar o trabalho da CPT, além de visitar as comunidades apoiadas.

A primeira visita ao Brasil foi em 1999 e em retribuição as agentes da CPT,  Djanete e a Irmã Fátima visitaram Graz no ano de 2000. De lá pra cá vários encontros ocorreram, solidificando ainda mais  os laços de Fraternidade entre os amigos e amigas  do Brasil e Áustria.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe