O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem origem com as manifestações das mulheres em países da Europa, nos Estados Unidos e na Rússia por melhores condições de vida e trabalho.
Relembrar esse dia é relembrar o sofrimento e a realidade da violência, exploração e opressão impostas pelo sistema do capital. Mas esse dia também simboliza as lutas das mulheres contra a exploração no trabalho, contra a discriminação de gênero na sociedade e a luta por uma vida mais digna e sociedades mais justas e igualitárias.
A Comissão Pastoral da Terra da Bahia (CPT-BA) enxerga e reconhece a luta cotidiana das mulheres camponesas sem terra, pescadoras, quilombolas, ribeirinhas e tantas outras, na Bahia e no Brasil, que buscam respeito e não abrem mão da sua dignidade.
Vocês conseguiram o direito de se organizar como trabalhadoras, a livre associação em organizações, a redução da jornada de trabalho, o direito ao voto e muitas outras conquistas. Contem com o nosso apoio na luta pelos direitos que ainda não foram alcançados.
Você, mulheres, são símbolos de resistência.
Parabéns pelo seu dia!