cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Encerramento do Liderarzinho em Monte Santo (BA) é marcado por aprofundamento sobre políticas públicas

Relato de Elias Silva Moreira – Liderando

Entre os dias 8 e 9 de dezembro de 2023, aconteceu na sede da Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda (Aresol) a última etapa do Curso de Formação Liderazinho.  O Curso foi organizado pela Comissão Pastoral da Terra – CPT Centro-Norte, Diocese de Bonfim, em parceria com a Escola Família Agrícola de Monte Santo (EFASE), Aresol, Pastoral da Juventude Rural e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O Liderarzinho tem o intuito de capacitar jovens e adultos para serem lideranças em suas comunidades. A Formação busca preparar as juventudes para enfrentar a realidade e defender um propósito, lutando contra um sistema cheio de desigualdades sociais. Quando as pessoas passam a entender os seus direitos e deveres, elas começam a causar medo ao sistema. Quando um cidadão fica ciente das suas escolhas, o mesmo consegue compreender o seu livre-arbítrio das suas decisões.

Nas etapas do Liderarzinho é notável o incentivo para expandir essas informações nas comunidades e em outras organizações sociais. As juventudes não têm somente o direito de fala, mas também tem o dever, os cidadãos eles podem e devem ocupar o espaço que lhe pertence. É uma batalha que não se luta sozinho, as comunidades devem se unir. Uma comunidade unida é uma comunidade forte. “Ninguém solta a mão de ninguém”, essas lutas em conjunto fazem total diferença, se for para ser vitória ou derrota, que seja coletiva.

O tema abordado na quinta e última etapa do Liderarzinho foi o acesso às políticas públicas. Os/as liderando/as contaram com a assessoria do Dr. Luís, membro da Aresol, que falou sobre o que são políticas públicas, suas importâncias, como acessar esses direitos. De acordo com o assessor, as políticas públicas são ações e programas que são desenvolvidas pelo o Estado afim de garantir e colocar em prática o que está previsto da Constituição Brasileira.  São medidas e programas criados pelos governos dedicados a garantir o bem-estar da população.

Além desses direitos, outros que não estejam na lei podem vir a ser garantidos através de uma política pública. Isso pode acontecer com direitos que, com o passar do tempo, sejam identificados como uma necessidade da sociedade. 

Como se tratava da última etapa do Liderarzinho, ao final da formação foi feita a entrega dos certificados e todos/as receberam um anel de tucum, conhecido popularmente como “anel de coquinho”, que foram abençoados pelo Diácono Ericson. Esses anéis, feitos da semente do tucum, são um símbolo de compromisso e luta de uma organização social, uma forma de demonstrar resistência na luta pelos direitos. Anéis de TUCUM, “sinônimo de luta”. Todos nós, saímos como o compromisso de animar e fortalecer a mossa comunidade e organização.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp