Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Espiritualidade e juventude: CPT realiza 4ª Etapa da Escola de Formação da Juventude Rural

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26:41)

No último sábado (19), jovens de comunidades tradicionais de fundo de pasto do município de Casa Nova (BA) participaram da 4ª etapa da Escola de Formação da Juventude Rural. Organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Juazeiro, o encontro teve como temática a espiritualidade.

O Pe. José de Erimatéia, da Paróquia de Sant’Ana, facilitou a reflexão com os jovens partindo do conceito primitivo de “espírito”, passando pela simbologia do Espírito Santo na Bíblia até à compreensão de que a espiritualidade está muito mais conectada às nossas atitudes, em como operamos no mundo e tratamos uns aos outros.

Os participantes interagiram bastante com o tema, tirando dúvidas e, através das dinâmicas promovidas, discutiram e perceberam que a espiritualidade é movimento, interligada não somente às orações, mas também às ações sociais e a uma presença virtuosa nas comunidades e pela luta do Bem Comum.

Partindo da conversa com o pároco José de Erimateia e da exibição do minidocumentário “Juventudes – Espiritualidade Libertadora”, produzido pela Verbo Filmes, o debate também atingiu questões mais subjetivas como a necessidade de sabermos quem somos e o que queremos ser, tendo o fortalecimento do espírito individual e coletivo como centro. Nesse sentido, os jovens são sujeitos importantes em nossas comunidades, tanto para preservação das tradições e dos conhecimentos das comunidades quanto para a renovação da fé e dos sonhos para um mundo novo.

“A falta de espiritualidade é como desenhar de olhos fechados, sem luz e sem consciência do mundo ao nosso redor”, destacou a agente da CPT Juazeiro, Ana Luiza Souza, que também conduziu o encontro com os jovens.  Com diversão e alegria, as juventudes de fundo de pasto seguem animadas para os próximos módulos da Escola de Formação da Juventude Rural.

Texto e fotos: CPT Juazeiro/BA

Gostou desse conteúdo? Compartilhe