Representantes de 15 comunidades tradicionais atingidas pelo Projeto de Irrigação Baixio de Irecê manifestaram indignação por meio de faixas e panfletagem nesta segunda-feira, dia 27 de abril, na Comunidade de Boa Vista, em Xiquexique-BA, durante o evento no qual foram assinados os Contratos de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) de 49 irrigantes da primeira etapa do projeto.
Mais de 450 famílias de 15 comunidades tradicionais do entorno do projeto reivindicam a devolução de suas terras, territórios, revitalização do Rio São Francisco e políticas públicas que possam fortalecer e melhorar a qualidade de vida desta população.
Em uma das faixas os moradores afirmam: “O projeto de Irrigação Baixio de Irecê prometia ‘fixar o homem à terra’ e hoje expulsa mais de 450 famílias de suas terras e territórios”.
As famílias aguardam julgamento do Ministério Público Federal (MPF) que investiga as irregularidades da implantação do Projeto de Irrigação Baixio de Irecê, na perspectiva de que os direitos socioambientais da população sejam respeitados e efetivados, como garante a Constituição Federal.