Integrantes do Movimento Estadual de Trabalhadores Assentados, Acampados e Quilombolas (CETA), da comunidade Novo Horizonte de Mascote (BA), da Teia dos Povos e do Micro Fórum de Luta por Terra, Trabalho e Cidadania, participaram do Intercâmbio Cultural da Juventude no Assentamento Terra de Santa Cruz, no município de Santa Luzia (BA), que aconteceu entre os dias 01 e 03 deste mês. O encontro, que teve a participação de cerca de 60 jovens, contou com o apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT).
O primeiro dia foi a pré-jornada da Teia dos Povos em preparação para o evento que acontecerá na Chapada Diamantina, em junho deste ano. No dia seguinte, os participantes conheceram o parque de diversões feito com material reciclável pela juventude local, um espaço de encontro entre os moradores da comunidade. Além disso, os jovens possuem um criatório coletivo de ovelhas, participam do mutirão de manutenção e conservação da área coletiva de produção e manutenção de limpeza da área.
Os visitantes ainda contribuíram com a pintura dos itens do parque como os balanços, a quadra de vôlei, as escorregadeiras, entre outros. No final da tarde, os jovens se reuniram para um jogo de futebol no campo, com o objetivo de integrar a todos e ainda desfazer o preconceito contra as famílias sem-terra, vivido e enfrentado pelo grupo. No último dia houve a confraternização de despedida realizada na Lagoa Dourada, há 12 km do assentamento, e contou com uma mística, banho e almoço no local.
Texto e foto: Valderly Cazais/ CPT Bahia
Edição: Comunicação CPT Bahia