Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Intercâmbio reúne juventude camponesa em Itiúba

Cerca de 80 jovens participaram do Intercâmbio da Juventude, realizado no Assentamento Bela Conquista, município de Itiúba (BA), no dia 23 de julho. Organizado pelos jovens do assentamento em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Diocese de Bonfim, o Intercâmbio contou com a participantes dos Assentamentos de Rio Verde, Novo Paraíso, Sítio do Meio (Agrovilas I e II) e Nova Conquista, e de estudantes da Escola Família Agrícola de Itiúba (EFAI) e Escola Família Agrícola do Sertão (EFASE).

O Intercâmbio da Juventude foi um momento de troca de experiências e de conhecer um pouco da história das ocupações de terra. Alguns participantes relataram sobre o processo de luta e conquistas que fortaleceram as famílias beneficiárias da Reforma Agrária no município de Itiúba. Fabrícia, jovem e moradora do assentamento deu as boas vindas e falou da importância de conhecermos a nossa história, dos nosso antepassados e da luta pela terra.

O evento contou com a contribuição da técnica em agropecuária Edicarla Andrade, que abordou sobre “Protagonismos Juvenis”, tomando como referência a sua tragetória no Assentamento Nova Vida e no Movimento CETA e trazendo a importância da inserção e participação dos jovens nas organizações das comunidades e de conhecer as lutas e as conquistas de cada localidade ali presente.

O encontro seguiu com apresentações culturais, que trouxeram pautas como a luta pela terra, a memória dos mártires, a diversidade, a participação da juventude na cultura e na arte. Foi um momento de muita animação com o Show de Iuri França e com a participação dos jovens trazendo as suas expressões artísticas e culturais. 

O Intercâmbio teve o apoio e a parceria do Movimento Movimento Estadual dos Trabalhadores Acampados, Assentados e Quilombolas (CETA), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Itiúba (STRAF), Cooperativa de Produção e Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar (COOPAGRI) e da EFAI.

Texto e fotos: CPT Bonfim

Gostou desse conteúdo? Compartilhe