Articulados com a Jornada Nacional de Soberania Alimentar, a Juventude do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) fez diversas intervenções na cidade de Camaçari-BA, de 13 a 17 de outubro, a favor da luta contra o uso de agrotóxicos e a favor da produção de alimentos saudáveis, além de comemorar no dia 16 o Dia Mundial do Alimento.
As atividades incluíram panfletagens e dialogo na Feira Orgânica da cidade, mercado central de alimentos, nas escolas e na festa dos professores.
Os jovens promoveram o debate sobre a produção de alimentos saudáveis para a soberania alimentar, que é a mensagem do MPA, e falaram sobre os riscos que as sementes transgênicas e o uso de agrotóxico na produção agrícola trazem para a sociedade (insegurança alimentar, problema na saúde e meio ambiente).
Além disso, apontaram os principais responsáveis pelos problemas com agrotóxicos, como as empresas do Agronegócio e Multinacionais do ramo da indústria de Agrotóxicos e Transgênicos Monsanto.
O objetivo do evento foi afirmar o papel do campesinato, a aliança camponesa e operaria e fazer uma crítica ao modelo agrícola predominante, apresentando como solução a proposta do MPA para a Agricultura Camponesa de produzir alimentos saudáveis com princípios Agroecológico preservando o meio ambiente para alimentar os trabalhadores do campo e da cidade.
Para o MPA alimentação saudável não pode ser privilégio para quem tem dinheiro, todas as famílias necessitam de alimento em quantidade e qualidade.