cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Lançamento Livro e Exposição Dez Mulheres Muitas Vidas

Fonte: Elo

livro ELO“Essa semana eu parei na frente do mandante que pagava 90 mil reais a quem desse fim na minha pessoa”

 

 “Aí eles falaram assim: não vamos matar ela agora porque ela está com as crianças”

 

 “Vou pagar só um mês pra ela, pra ela aprender a fazer o nome, pra quando ela for casar saber assinar. Aí, eu estudei só um mês quando era nova”

 

Os trechos acima são depoimentos de mulheres que representam a luta pela terra no interior de Mato Grosso. Fazem parte do livro Dez Mulheres Muitas Vidas, de Scheilla Gumes e Adenor Gondim, cujo lançamento acontece nesta quinta-feira, 24 de abril, às 19h, no Foyer do Teatro Castro Alves. O lançamento da publicação também marca a abertura de exposição homônima, com as fotos das mulheres retratadas no livro, em cartaz até o dia 4 de maio.

 

A pedido do Elo – Ligação e Organização, Scheilla e Adenor fizeram duas viagens pelo Mato Grosso. Visitaram sete municípios em quatro regiões do Estado (Araguaia, Baixada Cuiabana, Médio Norte, Norte), nos quais conheceram de perto dez mulheres que simbolizam a história de luta e permanência das camponesas no meio rural mato-grossense.

 

 

A publicação atribui a cada uma dessas mulheres uma ideia-força, um marco para guiar o leitor nas singularidades da experiência feminina na luta pela terra. Superação; diálogo; união; justiça; leveza; determinação; compromisso; solidariedade; esperança e desejo são as palavras dentro do espelho dessas bravas e delicadas brasileiras.

 

As próprias camponesas, em grupos organizados, definiram critérios e escolheram aquelas que as representariam na publicação. Os perfis de Miguelina; Ivanildes; Raimunda; Ivani; Leonora; Lindaura; Dorcina; Vera; Germana e Camila são também as histórias de todas as companheiras que têm dito não ao latifúndio, à exploração do trabalho, a um modelo de desenvolvimento que exclui a maioria da população do acesso a condições dignas de vida e compromete o futuro da sociedade brasileira.

 

Dez Mulheres Muitas Vidas mostra também a jornada particular trilhada por cada uma das mulheres em busca de voz e autonomia dentro de estruturas familiares e ambientes de trabalho machistas, extremamente conservadores. As 114 páginas do livro apresentam diferentes possibilidades de, em casa e na rua, estabelecer relações mais igualitárias e harmônicas. Romper com o preconceito  sem abandonar o ideal de lutar pela terra e poder contar com o homem amado e a felicidade em família.

 

A ideia de realizar este livro partiu do contato de aproximadamente oito anos do ELO Ligação e Organização com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) no Mato Grosso, em função do acompanhamento ao projeto que CPT desenvolve e que é apoiado pela agência de cooperação internacional alemã, Brot fuer die Welt (em português, Pão para o Mundo). Todas as mulheres retratadas na publicação Comissão Pastoral da Terra.

 

Serviço:

Lançamento Livro e Exposição Dez Mulheres Muitas Vidas

Autores – Scheilla Gumes e Adenor Gondim

Editora – CEBI (Centro de Estudos Bíblicos)

R$ 15,00

Local: Foyer do Teatro Castro Alves

Exposição: de 24.abril.2014 a 4.maio.2014

http://www.elobrasil.org.br/content/lan%C3%A7amento-livro-e-exposi%C3%A7%C3%A3o-dez-mulheres-muitas-vidas

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp