Na manhã da quarta-feira, 11 de março, mais de 500 pessoas ocuparam a sede regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), no município de Santa Maria da Vitória-BA. Os manifestantes protestaram contra a construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) nos rios do Oeste da Bahia, exigindo o cancelamento de todos os projetos.
“Exigimos do Inema a suspenção das outorgas já autorizadas para retirada de água nos rios do oeste e também a suspenção do desmatamento de mais de 61.234 hectares de Cerrado”, declarou Temóteo Gomes, coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) na região.
De acordo com ele, a mobilização vai continuar nos próximos dias, pois a atividade faz parte da semana de mobilizações no Brasil e no mundo contra os projetos que causam problemas socioambientais em comunidades tradicionais desalojando camponeses de suas terras.
Os atingidos por barragens, cobraram mais responsabilidades dos governantes e alertaram a população sobre as condições hídricas, ambientais e fundiárias da região, lembrando que no dia 14 de março é celebrado o Dia Internacional de Luta Contra as Barragens.
“Vemos hoje grandes empresas se beneficiando com a exploração dos nossos recursos naturais para aumentar seus lucros usando principalmente a água a terra, enquanto isso o consumidor residencial sofre aumento nas tarifas de energia”, desabafou Temóteo.