Romeiros e romeiras participarão da 40ª Missão da Terra neste domingo, dia 22, no município de Ponto Novo (BA). Este ano, a romaria tem como tema “40 anos de caminhada, fé e resistência por vida, terra, água e direitos” e o lema: “Será libertado(a) pelo o direito e pela justiça. Libertá-lo” (IS 1,27).
Essa tradição que acontece desde 1979, fruto da união de camponeses e camponesas, humildes e despossuídos , tem como principal objetivo esclarecer, à luz da fé, as populações do campo e das cidades, a respeito dos problemas de terra, água e ambiente, ressaltando a questão agrária, temática ainda muito problemática no Brasil.
As sete primeiras “Missões da Terra” foram celebradas em Monte Santo, após 1986, a cada ano, vem sendo realizada em uma cidade diferente, no âmbito da Diocese de Senhor do Bonfim. Ela surgiu como o único grito possível, de oração a Deus e de denúncia dos fatos violentos, ao mesmo tempo, um reforço para a luta.
A programação da 40ª Missão da Terra terá início às 8h30 da manhã e contará com celebração religiosa, caminhada com três paradas em momentos de reflexão e atividades culturais. A organização do evento é da Comissão Pastoral da Terra – CPT Bahia e da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Ponto Novo, com a participação de movimentos sociais e de diversas paróquias da Diocese de Bonfim.
Segue a programação completa da 40ª Missão da Terra deste domingo, dia 22:
8h: Concentração dos romeiros e romeiras no Bairro do contorno em frente a BR 407
8h30: abertura da 40ª Missão da Terra (Paróquia Nossa Senhora de Fátima)
9h: Início da caminhada com 3 peradas:
1ª Parada: Terra e água, direitos sagrados (Escola Família Agrícola de Itiúba)
2ª Parada: Serás libertado pelo direito e pela justiça (Paróquia de Jaguarari)
3ª Parada: 40 anos de devoção rua à terra sem males (Nova Repesas e movimentos sociais)
12h: Almoço
13h-15h30: Momento cultural: Apresentação de músicas, poesias, exposição sobre os 40 anos da Missão da Terra; fala de entidades e momento de confissões;
15h30: Celebração presidida por Dom Andre De Witte, Bispo da Diocese de Ruy Barbosa e presidente da CPT Nacional. Envio dos romeiros(as);
Lembrete para os/as romeiros/as: trazer chapéu, copo, bandeiras e confeccionar uma cruz para o momento do envio.