Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Mística e Espiritualidade são temas da primeira etapa do Liderazinho em Nordestina (BA)

Jovens das comunidades quilombolas impactadas pelo projeto de mineração das comunidades da Lagoa dos Bois, Lagoa da Cruz, Caldeirão do Padre, Caldeirão do Sangue, Salinas e Bastião, em Nordestina (BA), participaram da primeira etapa da Escola de Formação de Lideranças, o Liderazinho, na última sexta-feira (27), na sede da Associação Lagoa dos Bois.

A formação, organizada pela equipe Centro Norte da Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Bahia, do núcleo de Bonfim, teve o objetivo de vivenciar e aprofundar os temas da Mística e da Espiritualidade, e contou com a assessoria de Rogério Guilhermino de Oliveira e o auxílio de Antonio Celio, ambos agentes da CPT.

Em sua apresentação, Oliveira expôs aos participantes o significado da celebração nas atividades das comunidades, as formas de concretiza-la e como vivenciar a práxis dela. “É importante reforçar a importância da Mística em todas as atividades que vamos desenvolver junto com o povo e levar em conta todas estas observações que vimos aqui na preparação da mesma”, enfatizou.

Segundo Maria Vanilda da Silva, moradora da comunidade Lagoa dos Bois, a mística reanima a luta. “A celebração movimenta as pessoas, se torna uma riqueza diante do nosso comportamento na ação. As vezes achamos que estamos fracos, mas a mística nos anima para continuarmos lutando pelos nossos ideais”, disse.

Após a formação, os participantes voltam para as suas comunidades de base com a responsabilidade de aplicar e compartilhar tudo que foi aprendido nesta etapa e levar novas inquietações e questionamentos para a próxima etapa do Liderazinho, que ocorrerá no dia 31 de agosto deste ano.

Texto e Fotos: Antonio Celio – Agente da CPT Bahia/ Centro Norte – Bonfim

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe