A Cidade de Nordestina, na diocese de Bonfim, sediará 37ª Missão da Terra, organizada pela CPT – Comissão Pastoral da Terra em parcerias com as paróquias do zonal 2 (Cansanção, Itiúba, Monte Santo, Nordestina e Queimadas). O evento acontecerá no dia 4 de setembro deste ano (2016), com o tema “O sertão, nossa casa comum, “não é mercadoria”: geme e clama por misericórdia”. Confira a programação no final do texto.
Durante a preparação, a paroquia de Nordestina e as demais paróquias e movimentos sociais do território da Diocese de Bonfim realizarão encontros celebrativos sobre a temática da romaria, a fim de promover uma melhor formação dos romeiros e romeiras tendo em conta as questões que envolvem diretamente a vida dos camponeses e das comunidades.
A última Missão da Terra foi realizada em agosto de 2015 na paróquia de Filadélfia e reuniu mais de 8 mil pessoas vindas de várias paróquias.
A Missão da Terra
A Missão da Terra é um momento forte de celebração das lutas e de denúncia de tudo aquilo que ameaça a vida dos seres humanos e da natureza. O tema expressa o grito de socorro pela forma como o estado, as empresas capitalistas vêm destruindo o meio ambiente e tentando expulsar o povo da terra e de suas comunidades tradicionais.
Tema:
Hoje a ganância de lucro concentra a terra nas mãos de poucos, como acontece em Nordestina, onde os lavradores ou são sem terra ou obrigados a viver em poucas tarefas de terra. Por outro lado, a maioria das terras está concentrada nas mãos de fazendeiros e das empresas.
Quanto à água, as mineradoras estão deixando as serras peladas. Secam as fontes, desaparecem os riachos e, além disso, se apropriam da água e destroem o meio ambiente.
A Criação pertence ao nosso Pai soberano e não aos pequenos grupos que vem se apossando da terra e da água para lucrar. Os bens materiais não podem ser concentrados nas mãos de poucos, precisam estar a serviço de toda a humanidade, a partir dos princípios do cuidado e da sustentabilidade.
Que esta celebração da Missão da Terra nos faça entender o que o profeta Amós escreveu: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.
Programação
O ato de fé, resistência e esperança sairá às 9h da comunidade do Costa que fica 3 km de Nordestina, passando pelas ruas da cidade. Neste percurso acontecerão 3 paradas:
Primeira Parada: Portal da Cidade
Tema: “A ganancia destrói, mas o sertão resiste”
Responsável: Comunidades atingidas pela mineração
Segunda Parada: Praça da Prefeitura
Tema: “O rosto misericordioso de Jesus presente no sertanejo clama por vida digna”
Responsável: Frei Luciano Bernardi, CPT Bahia
Terceira Parada: Praça da Igreja de São João Batista
Tema: “Terra e água: É vida para todos sem exclusão”
Responsável:Lar Santa Maria, Escola Família e Movimento de Assentados e Acampados.
12h: Partilha da farofa
13 às 15h: Momento cultural: Apresentação de músicas, poesias, exposição de material das entidades e confissões;
15h: Celebração da Santa Missa presidida pelo Exmo. Bispo de Bonfim, Dom Francisco Canindé Palhano e concelebrada pelos padres presentes, concluindo com o envio dos romeiros(as) às suas casas.