Nós da Associação Comunitária de Pilões agradecemos imensamente a cada pessoa, às organizações, ao Movimento CETA e as áreas da Reforma Agrária- RA, que compraram os bilhetes da nossa rifa e colaboraram com as vendas. Após diversas tentativas sem ganhador, saiu o felizardo, morador da cidade de Jacobina-Bahia, sorteado no primeiro prêmio da Loteria Federal do dia 03/07/2021 com o bilhete de n° 1004.
Considerando o momento presente da pandemia da Covid 19, avaliamos satisfatório a arrecadação alcançada. Para nós, 14 famílias, ocupantes há mais de 20 anos de uma terra na busca em concretizar a RA, podermos contar com a solidariedade de cada um, cada uma das pessoas, nos faz sentir que há na sociedade manifestação de sensibilidade e solidariedade com a causa e de que a justiça na terra seja feita.
Atualmente a RA tem ficado fora da pauta das políticas governamentais. Destacamos ações de parlamentares que vem favorecendo o avanço do capital em detrimento dos direitos dos camponeses que precisam da terra para viver, para trabalhar e tirar o seu alimento. Uma grave ameaça é o Projeto de Lei 2963/2019 que está tramitando no planalto, permitindo a venda de terra para estrangeiros, em detrimento dos brasileiros. Analisamos que esta governança vem deixando o homem e a mulher do campo sem acesso ao direito fundamental de ter à terra para nós que dela necessitamos para viver, em muitos casos, gerando conflitos de grilagem, a especulação fundiária e a perda do modo de vida das comunidades tradicionais e pequenos agricultores, consequentemente, destinam-se as terras para empresas do agronegócio, para os empreendimentos de mineração e energias renováveis solar e eólica.
Com o recurso arrecadado iremos dar continuidade a ações de infraestrutura da área, que vem sendo penalizada com a morosidade judicial, bem como, manter a organização para que as políticas públicas, sobre tudo, energia elétrica, banheiros, água encanada e projetos produtivos sejam implementadas. Aos órgãos do Estado, conclamamos a justiça social, para que a discriminatória em curso seja a nosso favor, garantindo o direito da Constituição Federal na prevalência da função social em terras devolutas, assim como disse o Papa Francisco: “Que nenhuma família viva sem terra, teto e trabalho”.
A todos, nossa gratidão pelo gesto de solidariedade. Nos resta continuarmos solidários nas lutas e nas causas dos povos.
Por: CPT Centro Norte – Diocese de Bonfim