cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

NOTA DE REPÚDIO – Um grito social e ambiental!

A comunidade de Taquaril dos Fialhos, localizada no município de Licínio de Almeida – Bahia, vem a público repudiar a forma arbitrária com que uma empresa de pesquisa mineral tem utilizado para assediar e intimidar agricultores e agricultoras da nossa comunidade e colocar em risco a saúde pública da nossa centenária Taquaril.

O mundo passa por uma pandemia e as organizações de saúde e autoridades municipais recomendam o distanciamento social como principal medida de prevenção ao COVID19. Enquanto isso, representantes da empresa circulam pela comunidade, adentram à propriedade sem autorização do proprietário e colocam em risco nossas famílias e a preservação da vida.

Cabe ressaltar que a comunidade já esclareceu para os representantes da referida empresa que NÃO ACEITA a realização da pesquisa mineral que ameaça os modos de vida e subsistência do nosso povo. É fundamental nos posicionarmos como forma de resistir a esse modelo de exploração que desconsidera a vida, a cultura e a memória da nossa comunidade!

Por isso, dizemos NÃO a esse modelo mineral que coloca o lucro acima de tudo! Reafirmamos que este modelo de mineração predatório não nos serve, pois ele é inviável ambiental, social e ecologicamente!

Seguiremos em luta e intensificamos a cobrança de um posicionamento dos órgãos do Estado (municipal, estadual e federal) em defesa da nossa comunidade!

Nossa vida vale mais!

Comunidade Taquaril dos Fialhos, Junho de 2020

Associação dos Pequenos Agricultores de Taquaril dos Fialhos

Estrada de acesso exclusivo à propriedade do senhor Carlito.
Na segunda semana do mês de junho de 2020
foi acessada por pessoas não identificadas.

Registro de exploração de pedras minerais sem o consentimento do proprietário.
Marcas de pedras quebradas dentro da propriedade.
Marcas de pedras quebradas dentro da propriedade.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens recentes: