Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Mulheres da Comunidade Quilombola Lagoa do Mato, no sudoeste da Bahia, participam de formação de panificação

Encerra hoje, dia 18, o Curso de Panificação realizado com mulheres quilombolas da Comunidade Lagoa do Mato de Caetité (BA). A formação que teve início nesta segunda-feira, dia 16, tem como objetivo a produção com segurança alimentar e geração de renda a partir da união das mulheres para a construção de autonomia política e financeira.

O curso faz parte de mais uma etapa de formação do grupo Império do Sabor, formado pelo coletivo de mulheres da comunidade. Este grupo é acompanhado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) Bahia, Cáritas Diocesana de Caetité, com o apoio da Regional Nordeste 3, e da Coordenadoria Ecumênica de Serviço |(CESE), que têm contribuído com o projeto que envolve a construção de uma padaria comunitária de forma associativa e solidária. Este projeto também conta com o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Assistência Social de Caetité.

Segundo Emília Lúcia, instrutora da formação, é gratificante observar os conhecimentos partilhados colocados em prática. “Sempre que ofereço o curso e vejo as mulheres se identificarem com uma das práticas de produção, utilizar o conhecimento para melhorarem a renda, é uma experiência muito gratificante”, disse.

Para Maria Deusa, presidenta da Associação da Comunidade de Lagoa do Mato e coordenadora do Projeto Império do Sabor, “o projeto vai ser muito bom para reunir as mulheres na geração de renda, mas não só para as mulheres envolvidas, como também toda a comunidade”, afirma.

Texto: Beni Carvalho/ CPT Bahia e Alfredo Baleeiro/ Cáritas Diocesana de Caetité

Gostou desse conteúdo? Compartilhe