cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Paróquia de Quixabeira sediará 45ª Missão da Terra

Com o tema “Cuidar da terra, conversão ecológica”e o lema “Cultivar e guardar a Criação” (Gn 2,15), a 45ª Missão da Terra da Diocese de Bonfim será realizada no dia 22 de setembro, na cidade de Quixabeira (BA). A concentração será às 8h30, no Alto da Lagoa do Uruçu.

A caminhada da 45ª Missão da Terra contará com três paradas e reflexões a partir dos temas: “Em defesa da caatinga, da vida e dos territórios”; “A indiferença e o uso de agrotóxicos matam”; e “Comprometer-nos com a responsabilidade ambiental e a justiça social”. Atividades culturais, exposição de produtos dos camponeses e camponesas e uma celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano Dom Hernaldo Pinto Farias também irão fazer parte da programação.

Este ano, a organização da Missão da Terra convoca os romeiros e as romeiras a enfrentar os desafios ambientais e sociais, destacando a necessidade de preservar a riqueza natural e cultural da Caatinga. Convoca ainda os fiéis a um compromisso profundo com a defesa dos direitos das comunidades tradicionais, a proteção dos recursos naturais e a promoção do desenvolvimento sustentável.

A 45ª Missão da Terra busca chamar a atenção da população para agir contra a destruição ambiental, a exploração desenfreada e a injustiça social, causadas, por exemplo, pelo uso desenfreado de agrotóxicos e a exploração mineral. Para tanto, a Romaria tem como objetivo alertar sobre a importância da Caatinga e os desafios enfrentados nas comunidades; unir forças entre fiéis, líderes comunitários e organizações em prol da justiça socioambiental; sensibilizar as comunidades locais e visitantes para metodologias e ferramentas para a defesa dos seus direitos e territórios; e celebrar a féno Cristo ressuscitado e a resistência das comunidades da Caatinga.

A cada edição, a Missão da Terra abordada temáticas diferentes, mas sempre debatendo questões de urgentes e prioritária do município/região em que é realizada. Nerivado Cunha, membro da Paróquia Senhora do Perpétuo Socorro de Quixabeira, afirma que “é uma alegria se reunir em romaria, nos fortalecer na eucaristia para celebrar a vida, a luta e a caminhada do povo de Deus em busca de uma sociedade mais justa”.

A 45ª Missão da Terra é coordenada Comissão Pastoral da Terra (CPT Diocesana de Bonfim) e pela Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Quixabeira, com o envolvimento de muitos voluntários/as.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens recentes: