Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Pastorais e organizações sociais do território da Diocese de Bonfim instituem o Fórum de Organizações Sociais pe. Luís Tonetto com o objetivo de unificar as forças sociais e lutas na região

CPT Centro Norte – Diocese de Bonfim

Pastorais e organizações sociais do território da Diocese de Bonfim se reuniram na última sexta (23) para dar prosseguimento às definições da 4ª Semana Social de Bonfim e às ações comuns encaminhadas na última Assembleia da CPT, realizada no mês de novembro em Sr. do Bonfim.   

Na ocasião, foi instituído o Fórum de Organizações Sociais pe. Luís Tonetto com o objetivo de unificar as forças sociais e lutas na região, apontando como prioridades a luta pela terra, pela água e pelos territórios; o engajamento das juventudes; a formação de novas lideranças; o trabalho de base; além da organização comunitária e da mobilização popular, que permanecem como desafios.

O nome do Fórum foi escolhido em memória do saudoso pe. Luís. Servo de Deus que doou a sua vida em missão na Diocese, sendo ele a referência de pastor que ajudou a construir os processos do trabalho pastoral e social na diocese, a partir do qual se criou vários movimentos sociais, entidades e ações evangelizadoras relacionadas à fé e à vida do povo, tendo investido amplos recursos para a conquista e permanência digna dos camponeses/as na terra. 

Foto: CPT Centro Norte – Diocese de Bonfim

Neste sentido, o primeiro compromisso firmado pelo Fórum para 2024 foi a realização do Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo, agendado para o mês de agosto, com o intuito de ouvir os clamores e resistências dos povos da terra e traçar estratégias no horizonte das lutas conjuntas pela transformação sócio-política-econômica-ecológica. Outro compromisso foi a ampliação da participação e a integração de outros atores. 

O Fórum tem caráter permanente, devendo reunir-se a cada dois meses. Foi formada uma comissão com a responsabilidade de articular e operacionalizar os encaminhamentos. As organizações e pastorais sociais participantes manifestaram entusiasmo com a retomada deste espaço unitário e com as perspectivas de fortalecimento da organização popular, tão necessária para a concretização das mudanças que almejamos.                        

Foto: CPT Centro Norte – Diocese de Bonfim
Gostou desse conteúdo? Compartilhe