Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Pe. Luís Tonetto: 54 anos de anos de serviço sacerdotal na Diocese de Bonfim

Encontro Virtual em comemoração aos 55 anos de presbitério de Pe. Luís Tonetto

No dia 4 de julho de 2020, o padre Luís Tonetto, celebrou Bodas de Ametista. Dos seus 55 anos de presbitério, vivido quase por completo no serviço da igreja e ao povo de Deus da Diocese de Bonfim-BA. Em clima de muita fé, alegria e emoção, a celebração do seu aniversário de sacerdócio, devido à pandemia foi de forma atípica. Uma Live organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Diocese de Bonfim reuniu mais de 30 pessoas com a presença dos seus familiares da Itália, o bispo da Diocese de Bonfim Dom Hernaldo Pinto Farias, padres, irmãs, amigos e amigas das pastorais e movimentos sociais que puderam partilhar seus agradecimentos por todos os aprendizados e momentos vividos com o Pe. Luís no território da Diocese de Bonfim. Às 19h, com poucas pessoas, Pe. Luís celebrou a eucaristia na Igreja de São João Batista, em Nordestina.

São 55 anos de missão e compromisso desse missionário que deixou seu país de origem, a Itália, para servir aos mais necessitados no sertão da Bahia. Chegou à Diocese de Bonfim no dia 27 de setembro de 1966, com 26 anos de idade, juntamente com dois outros padres: Carlos Gabanelli, que seria pároco em Queimadas e Sandro Vespasiani, que assumiria a paróquia de Itiúba. O convite do bispo diocesano da época, Dom Antônio Mendonça Monteiro traria à Diocese de Bonfim um padre aguerrido, de fé imensa, identificado com o espírito missionário da época e que fazia das proféticas palavras do livro do Êxodo o lema de sua ação pastoral: “EU VI A MISÉRIA DE MEU POVO”.

Exerceu o sacerdócio em Jaguarari, por 13 anos. Em seguida, voltou para Senhor do Bonfim, onde permaneceu por nove anos. Foi transferido para a fundação da Paróquia de Santo Antônio, em Igara, passando 10 anos. Foi o primeiro pároco de Caém, onde permaneceu por 15 anos, e atualmente está em Nordestina.

Durante esses 54 anos de serviço à Diocese de Bonfim, Padre Luís Tonetto tem se destacado pelas celebrações de missas, casamentos, batismos, catequese, reforma e construção de igrejas, centros comunitários para catequese e reuniões pastorais, casas de farinha, cisternas, implantação de cursos bíblicos/teológicos, pastorais, escolas e diversas obras sociais nas comunidades. Contribuiu imensamente com a formação e com as lutas pela terra, pela água, pela educação para os mais pobres, sobretudo para o campo conforme afirmou Valdira Bonfim Manera, amiga que conviveu com o sacerdote, na época de sua chegada à Diocese. “Pe. Luís trazia a zona rural para a escola. Naquela época, a educação não era direito para todo mundo, não tinha transporte… muitos jovens foram beneficiários deste serviço”.

Em 1979 se engajou na CPT, ajudando na organização da Missão da Terra, juntamente com Dom Jairo, de saudosa memória. Encontro de massa que hoje resiste na nossa Diocese e reúne milhares de pessoas todos anos. Foi um dos principais responsáveis pela formação das Comunidades Eclesiais de Base (CEBS), organização de associações e Sindicatos na Diocese. Nas décadas de 1980 e 1990, a Igreja vivia momentos de grande organização popular, dando suporte a um povo sofrido e que vinha sendo abandonado e explorado. Precisou contar com a Diocese de Bonfim (Dom Jairo Ruy Matos), em conjunto com as Dioceses de Juazeiro (Dom José Rodrigues) e de Ruy Barbosa (Dom Matias), que construíram no norte da Bahia uma Igreja atuante, engajada, transformadora de uma sociedade marcada pela desigualdade e pela exploração social. Como não falar da escola de formação de agentes de pastoral das três dioceses?

Dedicou-se à pastoral entre os pobres (camponeses e camponesas), apoiando os sindicatos dos trabalhadores rurais, os movimentos sociais na defesa do seu território, na luta pela terra e pela água. Muito fez pela organização das comunidades.

“O presbitério só existe para o serviço ao outro, aos pequenos e aos pobres. O presbitério do Pe. Luis é uma presença forte de um Deus que veio servir aos pobres”, afirmou Dom Hernaldo, bispo de Bonfim.

Pe. Luís Tonetto no Assentamento Bela Conquista, em Itiúba, no ano de 2014

Na Live, o Padre Luís disse que “não é digno de receber tantos elogios”, destacou que, o trabalho sempre foi realizado em comunhão com tantas outras pessoas, “sonho compartilhado e realizado, sonhos de libertação dos trabalhadores e trabalhadoras, de vida digna e de conquistas importantes,  frutos de um trabalho coletivo”.  

Este refrão, tem a ver com esse homem, enviado por Deus que se fez em favor de todos e todas. “Deixa os teus irmãos, deixa teu pai e tua mãe, deixa enfim teu lar, porque a terra gritando está. Nada tragas contigo, porque a teu lado estarei;
É hora de lutar, porque meu povo sofrendo está”.

Por fim, agradecemos a Família Tonetto, a Diocese de Veneza/Itália e a Deus por nos ter presenteado com a vida e vocação do Pe. Luís Tonetto, um corajoso homem de Deus, alegre e otimista, mesmo nas adversidades, um valente servidor de todos(as), um construtor do Reino e da Libertação no meio dos pequenos.

Parabéns Padre Luís, que o Deus da Vida continue derramando bênçãos de Saúde e paz para que tenhas muitos anos de vida e continuidade da missão junto ao povo de Deus! Te abraçamos, mesmo de longe!

Texto: Antônio Célio de Castro, CPT Centro-Norte/Diocese de Bonfim-BA.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe