No próximo domingo (21), será realizada, em Campo Alegre de Lourdes (BA), a VII Romaria em Defesa da Vida, que este ano tem como tema “Caatinga: cultivar e preservar para viver”. A tradicional Romaria é um momento de celebração e também um espaço onde a população compartilha suas preocupações e problemas que atingem comunidades do município.
A Romaria tem como objetivo chamar a atenção das pessoas para a defesa da vida, da natureza, dos territórios e dos povos. A escolha do tema sobre a Caatinga está relacionada com a Campanha da Fraternidade de 2017, que aborda os biomas brasileiros. “A preservação da Caatinga é de responsabilidade de todos nós, principalmente dos que vivem no Semiárido. Refletir a necessidade de cuidar do nosso bioma é um reforço das discussões da Campanha”, diz Marina Rocha, agente da Comissão Pastoral da Terra.
A concentração da VII Romaria em Defesa da Vida será, às 8h, na comunidade do Velame. No local, acontecerá o início da celebração, com reflexões sobre a temática da Romaria, e a caminhada em direção ao Morro do Tuiuiú. Os romeiros e romeiras podem levar faixas, cartazes e imagens dos seus padroeiros e padroeiras.
Organizada pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e pelo Fórum de Entidades Populares de Campo Alegre de Lourdes, a Romaria em Defesa da Vida nasceu a partir de uma necessidade de reflexão dos impactos da mineração no município e da preservação do meio ambiente.
Comunicação CPT Juazeiro
Contato: 74 3611 3550