Aproximadamente 500 pessoas participaram da 6º edição da Romaria em Defesa da Vida. A celebração aconteceu em Campo Alegre de Lourdes – BA, nas proximidades do Morro do Tuiuiu, no domingo 19 de junho e neste ano, teve como tema os cuidados com a casa comum.
O evento teve como objetivo denunciar a realidade de degradação do meio ambiente no município de Campo Alegre de Lourdes em sintonia com a convocação do Papa Francisco na Encíclica Louvado Seja (Laudato Si), que chama a sociedade para o cuidado com o planeta e o meio ambiente.
A concentração foi na comunidade do Velame e os romeiros e romeiras seguiram em caminhada para o Morro do Tuiuiu. Por meio de faixas, cartazes e cordel os participantes denunciaram os problemas que afetam a qualidade de vida o município como: a falta de água, grilagem de terras, desmatamento, os impactos da mineração e até a situação de fome.
Desde a sua origem, a Romaria em Defesa da Vida é um momento de oração e de animação da luta das comunidades que sofrem com a degradação do meio ambiente e o desrespeito. Foi a partir do conhecimento de que 82% do município está pleiteado para extração mineral, inclusive a região do Morro do Tuiui, que o povo campo-alegrense iniciou a tradição da romaria.
A atividade foi encerrada com uma Missa presidida pelo Padre Bernardo Hanke.