cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Ruralista, Luis Carlos Heinze ganha prêmio “Racista do ano”

ruralistaONG inglesa Survival declarou que declarações do deputado mostraram “o lado sombrio do Brasil”

21/03/2014


Da Redação

A ONG inglesa Survival elegeu ontem (20) o deputado ruralista Luis Carlos Heinze (PP- RS) como o racista do ano. A nomeação acontece todos os anos na véspera do dia Internacional da Luta Contra o Racismo.

 

Em uma audiência pública com produtores rurais na cidade gaúcha de Vicente Dutra,em novembro do ano passado, Heinze declarou que o governo está alinhado com “quilombolas, índios, gays, lésbicas, tudo o que não presta”. Na época, a Articulação de Povos Indígenas do Brasil (APIB) escreveu uma carta ao Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, dizendo que os ataques se tratavam de “uma virulenta campanha de discriminação e racismo aos povos originários”.

 

Heinze é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária e faz parte do lobby ruralista que quer aprovar a PEC 215, que dá poder ao Congresso no processo de demarcação de terras indígenas e é considerado pelos índios como grande retrocesso.

 

Em anos anteriores, o prêmio foi concedido aos jornais “Correo”, do Peru, que chamou indígenas de ‘selvagens’ e ‘primitivos’ e ao paraguaio La Nación, que comparou índios paraguaios ao câncer, e os chamou de ‘sujos’

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp