Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Seminário Diocesano em preparação a 40ª Missão da Terra é realizado em Senhor do Bonfim (BA)

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) – Centro Norte Bahia realizou no último sábado, dia 06, um seminário em preparação para a 40ª Missão da Terra, que acontecerá no dia 22 de setembro, na paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Ponto Novo. Com o tema “40 anos de caminhada da Missão da Terra no território de Bonfim”, o encontro ocorreu no Centro Diocesano de Pastoral, na cidade de Senhor do Bonfim.

No processo de preparação para esse momento, a equipe de coordenação da romaria com o objetivo de animar e motivar lideranças e o povo em geral para refletir sobre a temática à luz da Teologia e a Bíblia, contou com a assessoria do Frei Luciano Bernardi, da CPT Bahia.

Entre os participantes do encontro estavam representantes de todas as onze dioceses, pastorais e movimentos sociais a nível regional, além de movimentos populares, entre outros. Pessoas que contribuíram com a história das Romarias e que já estão em outro plano espiritual, vítimas de assassinatos na luta pela terra ou de morte natural, também foram lembradas por padres presentes.

Pe. Luis Tonetto, membro fundador da Missão da Terra, fez uma memória sobre os eventos anteriores. “O início da Missão da Terra caminhou no entendimento centrado nos problemas de terra. Em Cansanção, na comunidade Lagoa de Januário, a Missão teve a água incluída como elemento muito importante no direito de se viver no Sertão. A Missão da Terra em Caém marcou um interesse maior com as questões ambientais; depois da Exílica “Casa Comum” a partir das provocações do papa Francisco se fortaleceu ainda mais o reflexão” disse. Fruto deste trabalho, milhares de famílias hoje tem cisternas de consumos e produção.

Uma das pautas discutidas foi a questão da terra, dentre elas, os conflitos corriqueiros nas comunidades de Fundo de Pasto, a vulnerabilidade do povo, os impactados pelas grandes empresas e pelo processo de Reforma Agrária que está fora dos planos do Governo. Para Rogério Guilhermino, voluntário da CPT, a romaria é um espaço importante para despertar a mudança na opinião pública e considerar que a luta da terra não é só do campo.

No final, os participantes escolheram o Tema e lema da Missão da Terra: “40 anos de caminhada, fé e resistências: Por vida, terra, água e direitos!”, com o lema: “Serás libertado(a) pelo direito e pela justiça (Isaias 1,27)”; e saíram dispostos(as) a começar a mobilização para celebrar os 40 anos de Missão da Terra.

Segundo Marli Fagundes, integrante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), momentos como estes servem para fortalecer as organizações. “Estimula para que a caminhada se torne menos cansativa nessa caminhada, não só das Romarias, mas de busca de justiça e dias melhores. Momento de agregar e retomar a esperança de que é possível sim, construir de mãos dadas”, finalizou.

Texto e fotos: Antonio Celio/ CPT Bahia.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe