cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Seminário debate legislação e impactos socioambientais da mineração

mineracao_seminarioRompimento de barragens, contaminação do solo e extração predatória são alguns dos riscos da exploração mineral. Para discutir estratégias de conservação ambiental nas comunidades atingidas pela mineração, acontece o “Seminário sobre os impactos socioambientais da mineração no Território da Diocese de Bonfim – BA.” O evento, organizado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) – Centro Norte, Diocese de Bonfim-BA, em parceria com as comunidades impactadas pela mineração, será nos dias 31 de maio e 01 de junho, na cidade de Senhor do Bonfim.

Em destaque, na pauta do evento estará o Novo Código da Mineração que tramita no Congresso Nacional e propõe mudanças no regime de exploração, taxação e fiscalização da mineração no Brasil, mas não trata das questões ambientais e da exploração em terras de comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas). A lógica vigente é da injustiça ambiental, com as empresas se beneficiando enquanto a população e o meio ambiente sofrem com a prática predatória.

Entre os palestrantes do seminário estarão nomes como Maria Sertã Mansur, Doutora em Sociologia e Pesquisadora da UFRJ e Raquel Giffoni Pinto, Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ e professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro, IFRJ. Na programação, também haverá espaço para as comunidades apesentarem os desafios das experiências de luta pela preservação. Como resultado prático do evento, serão propostas ações para a manutenção da qualidade de vida da população do entorno da atividade mineradora.

Serviço:

O quê: Seminário sobre os impactos socioambientais da mineração no Território da Diocese de Bonfim – BA

Quando: 31 de maio e 01 de junho de 2016

Onde:São João Paulo II, no Centro Diocesano de Pastoral, localizado na Rua Teive Argolo, frente à estação da linha férrea em Senhor do Bonfim.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp