Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Semana do Cerrado: Seis equipes saem em mutirão por comunidades do Oeste da Bahia e Norte de Minas

Seis equipes saíram em mutirão na terça-feira, 9 de setembro, para visitar comunidades no Oeste da Bahia e Norte de Minas Gerais. As equipes, compostas por lideranças de comunidades e representantes de entidades e organizações, vão observar as condições de vida das comunidades locais e relatar em encontro as dificuldades enfrentadas de sobrevivência na região.Mutirão do Cerrado 22.09 (2)

O mutirão faz parte das atividades da Semana do Cerrado, que está acontecendo desde a segunda-feira e que tem como tema “Cerrado em pé: Do berço das Águas um clamor pela Vida!”.

De acordo com Samuel Britto, da Comissão Pastoral da Terra Centro Oeste, o objetivo é que seja feito um intercâmbio de informações entre os participantes. “As equipes foram divididas de forma que os baianos pudessem conhecer a realidade de Minas e os mineiros a realidade da Bahia. O nosso objetivo é fazer um grande intercâmbio com as informações coletadas”, explica.

Os roteiros passam por comunidade de Correntina e Santa Maria da Vitória; Jaborandi e Coribe; Côcos; Chapada Gaúcha; Manga e Jaíba; Itacarambi e Januária. Após o mutirão, será realizada uma avaliação das atividades no dia 12 de setembro, no município de Côcos.

A Semana do Cerrado será encerrada no sábado, 13 de setembro, com a Primeira Romaria do Cerrado, que foi planejada pelas lideranças das comunidades e entidades da região para celebrar todas as formas de vida e de resistência do Cerrado, mas também para denunciar as mazelas que o projeto do capital tem trazido para a região e para as comunidades centenárias. A Romaria será realizada na cidade de Côcos, a partir das 8h.

O CERRADO

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas.

Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial hídrico, e contribui para a biodiversidade deste bioma.

Muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros, fecheiros e extrativista que, juntas, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro, e detêm um conhecimento tradicional de sua biodiversidade.

PROGRAMAÇÃO:

09/09 até 11/09
Mutirão de visitas às comunidades. Locais: Côcos, Jaborandi, Santa Maria da Vitória e Correntina, na Bahia, e Norte de Minas

12/09 (Sexta-feira)
8h às 17h – Avaliação do Mutirão e preparação para a Romaria – Salão Paroquial – Côcos-BA
Dia todo – Intercâmbio dos geraiseiros envolvendo comunidades de Caetité, Barreiras e Correntina – Comunidade de Praia, em Correntina-BA

13/09 (Sábado)
1ª Romaria do Cerrado – Côcos-BA

A Semana do Cerrado tem a organização da 10envolvimento – Barreiras, ACEFARCA, SINDITEC, STR de Côcos, AAVV, PJMP, Irmãs Franciscanas, CPT Norte de Minas, Indígenas Xakriabás, CPT Centro Oeste, CIMI Leste, Cáritas de Januária, ASSUSBAC, Instituto Rosa e Sertão, CPT Sul/Sudoeste, Paróquia de Côcos, APSFVivo, MAB, Movimento de Mulheres, Associação dos Fechos de Pasto do Clemente, Coletivo de Fundo e Fecho de Pasto do Oeste da Bahia.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe