Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Cancelamento da Campanha de Reativação da Casa de Apoio CPT/CIMI na Benfeitoria

Dois meses atrás, a Comissão Pastoral da Terra (CPT Bahia) e o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) iniciaram a missão de realizar uma campanha de financiamento coletivo através do site Benfeitoria, no link benfeitoria.com/casacptcimi, com o intuito de reformar e reativar a Casa de Apoio aos Povos Tradicionais e Trabalhadores Rurais do Sul da Bahia, que funciona de forma partilhada como sede administrativa regional da CPT e do CIMI e fica localizada no bairro Santo Antônio, em Itabuna (BA). Com várias recompensas previstas para os diferentes valores de contribuição, a meta inicial era atingir pelo menos 8 mil reais, com meta secundária de 15 mil reais, e o valor arrecadado viabilizaria a compra de material de construção e pagamento de mão de obra para qualificar o imóvel e torná-lo apto a retomar seu funcionamento.

Entretanto, durante o período de campanha, a Bahia foi assolada pelas fortes chuvas que causaram enchentes devastadoras em dezenas de cidades do sudoeste, sul e extremo sul do estado, deixando milhares de famílias desabrigadas e em situação de extrema vulnerabilidade. A própria cidade de Itabuna, onde fica localizada a Sede CPT/CIMI, foi uma das mais afetadas. Diante do panorama de catástrofe, foi necessário redirecionar os esforços para ações emergenciais de suporte às vítimas dos alagamentos.

Naquele momento a equipe CPT Bahia entendeu que a campanha pela Reativação da Sede CPT/CIMI não deveria suplantar as diversas campanhas emergenciais que surgiram para ajudar os desabrigados, e decidiu-se por pausar sua divulgação. Agora estamos a poucos dias do encerramento do prazo do financiamento coletivo no site da Benfeitoria, tendo atingido somente 25% da meta mínima. Como se trata de uma campanha em modalidade “tudo ou nada”, após o dia 18/01/2022, prazo final do projeto, o valor até então arrecadado será devolvido pela própria plataforma para cada um dos doadores.

Salvar as vidas atingidas por tamanha tragédia foi uma prioridade de diversas pessoas, grupos sociais e instituições durante esse período, e mesmo após cessadas as chuvas e baixadas as águas, os esforços para assistir aos desabrigados ainda continuam. Muitos desses desabrigados se encontram em locais que estão servindo de alojamento para centenas de pessoas, como escolas, universidades e outros espaços. Nesse panorama, se a Sede CPT/CIMI estivesse devidamente estruturada, também teria sido um importante ponto de apoio e abrigo para muitas famílias. Por essa razão, entendemos a importância de em breve retornarmos a campanha para a reativação desse importante espaço, garantindo que seu potencial para encontros, reuniões e eventos também se aplique para o alojamento de grupos de pessoas, seja enquanto parte das agendas da CPT e do CIMI, seja em situações emergenciais onde a solidariedade faz toda a diferença. Dessa forma, em um momento mais oportuno assim que possível, divulgaremos um novo formato de campanha, avistando a reabertura da Casa de Apoio aos Povos Tradicionais e Trabalhadores Rurais do Sul da Bahia para servir aos seus propósitos pastorais e sociais.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe