Em vista da pandemia do novo coronavírus, a Comissão Pastoral da Terra, com outros parceiros avaliaram ser prudente permanecer a 42ª Missão da Terra virtualmente devido o cenário atual, que será realizada no dia 10 de outubro, na escola família Agrícola de Itiúba. O tema escolhido foi “A vida que brota da terra educa e garante: terra, água, trabalho e pão” e o lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5, 24).
Durante o dia, os romeiros e romeiras irão refletir sobre a questão fundiária – ataques aos territórios por empreendimentos do Capital, pelo Estado, degradação ambiental e resistências dos(as) camponeses(as), com produção de alimentos e combate à fome, afirmação dos direitos a Terra, Teto, Trabalho em diálogo com a temática da 6ª Semana Social Brasileira, a luta por políticas públicas de educação, saúde – defesa do SUS e denúncias dos retrocessos referentes a retirada de direitos dos(as) trabalhadores(as).
A transmissão será feita no Canal do youtube da diocese de Bonfim e no facebook da Comissão Pastoral da Terra da diocese. A Missão da Terra é um momento dedicado para celebrar a caminhada de luta e vitórias, refletir sobre os desafios atuais e reafirmar o compromisso pelo Reino da vida plena.
Para melhor preparação da Missão da Terra, a comissão organizou um tríduo celebrativo para as comunidades e movimentos se preparem para o dia. Você pode baixar o material na página da diocese de Bonfim e no site da CPT-BA.
Anexo o material de reflexão
Por: Comissão Pastoral da Terra, CN, Diocese de Bonfim-Ba