cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Comissão Pastoral da Terra realiza Encontro Regional da Juventude Rural em Juazeiro

Identidade, terra e território, cultura, espiritualidade, agroecologia e direito à comunicação foram os temas debatidos no Encontro Regional da Juventude Rural realizado em Juazeiro, no distrito de Carnaíba do Sertão, entre os dias 21 e 22 de maio.

O evento, organizado pela Comissão Pastoral da Terra, teve como lema “Juventude Semeando a Esperança” e reuniu jovens das comunidades rurais de 4 municípios: Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova,  Pilão Arcado e Sento Sé. 

Durante o encontro, os/as jovens puderam se conhecer melhor, discutir a respeito dos temas propostos e também compartilhar um pouco sobre as atividades econômicas e culturais de suas comunidades, apresentando os problemas e os pontos positivos de cada localidade. 

Foto: Hyarlla Pereira

A facilitação do espaço foi realizada por Anselmo Ferreira (CPT), Hyarlla Pereira (CPT), Diego Limaverde (Sertão Agroecológico/Univasf), Zacarias da Rocha (Articulação Estadual de Fundo de Pasto) e Adalton Marques (professor/Univasf), por meio de rodas de conversa, dinâmicas e atividades culturais.

“Eu achei o evento muito importante para receber e compartilhar conhecimentos. Nos engajamos muito nas conversas, debatemos sobre vários assuntos do nosso interesse e das nossas comunidades […] Quero muito que tenham outros desses e com ainda mais jovens para a gente debater sobre esses temas e os outros que foram sugeridos hoje”, afirmou Chirlei Cavalcante, 23, da comunidade sítio do Geraldo (Pilão Arcado).

O jovem Ruan Alves, 18, também avaliou o evento de maneira positiva “estou vindo pela primeira vez em Carnaíba do Sertão, gostei muito e tive muitas experiências novas. Conheci novas estratégias sobre os assuntos que falamos aqui e fiz também novas amizades […] Com fé em Deus, no próximo encontro a gente vai estar aqui de novo aprendendo mais para seguir em frente e conseguir um melhor futuro”, disse. 

Foto: Hyarlla Pereira

Para Anselmo Ferreira, “esse foi um encontro muito participativo, bastante proveitoso, tivemos várias caras novas. A juventude saiu daqui muito animada, bem fortalecida, isso a gente viu nos olhos e também nas falas que eles fizeram sobre a avaliação do encontro. A gente vai estar dando continuidade a esse processo de formação da juventude durante o ano, principalmente agora que eles se prontificaram a participar. A juventude é o presente, a juventude é ativa e ela deve sim ser revolucionária e ocupar todos os espaços para que a gente possa construir um mundo novo, um mundo igualitário, de paz e ecumênico”, afirmou. 

Ao fim do encontro foram traçadas, de maneira coletiva, novas metas e atividades de formação a serem realizadas, de acordo com demandas apresentadas pelos/as próprios/as jovens, a exemplo de oficinas de comunicação, rodas de conversa sobre juventude na política, questões de gênero e cultura.  

Este foi o primeiro Encontro Regional da Juventude Rural de 2022 e a previsão é de que a 2ª atividade aconteça na última semana de agosto.

Texto: ASCOM CPT/Juazeiro

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp