Nos dias 9 e 10 de junho, foi realizado em Monte Santo (BA) a segunda etapa do Curso de Formação de Lideranças (Liderarzinho). O encontro, que reuniu jovens e lideranças das comunidades camponesas, aconteceu na sede da Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda (Aresol).
Essa etapa teve como temática principal “Terra e Território”. O bacharel em Direito e integrante da Central das Associações de Fundo e Fecho de Pasto, Cosme da Silva Araújo, assessorou o encontro.
A segunda etapa do Liderarzinho em Monte Santo foi marcada por muita troca de experiências sobre as comunidades tradicionais e povos originários e questões que atravessam seus modos de vida, a exemplo dos marcos temporais dos povos indígenas e dos fundos e fechos de pasto (PL 490/07 e a Lei Estadual 12.910/2013), êxodo rural, conflitos no campo e resistências populares.
Durante o debate, os/as participantes perceberam que a grande maioria das terras estão concentradas na mão de políticos, ex-políticos e grandes empresários. Além de que, grande parte destas terras são improdutivas, não cumprem sua função social.
Também foi debatido e pontuado a ambição em relação às terras, a ganância dos latifundiários por querer mais e mais terras e não utilizar nem a metade delas. Dona Conceição, da Fazenda Serra em Monte Santo, trouxe um exemplo sobre esse assunto: “Se eu tenho uma casa na roça e outra na cidade para que eu quero mais uma se eu mal consigo morar nas duas? Inferiormente essa ganância está enraiada nos homens, em toda nossa sociedade, principalmente nesses grandes proprietários de terra”, afirmou.
Como tarefa de casa, os/as participantes do Liderarzinho de Monte Santo ficaram de fazer um levantamento das ameaças e os sinais de resistências que têm em suas comunidades e região. A próxima etapa acontecerá no início de agosto e terá como tema “Trabalho de Base”.
Texto: Juliana Conceição Almeida