cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

I Jornada pelo Meio Ambiente debate importância do fortalecimento comunitário para preservação da biodiversidade no Sul da Bahia

Helenna Castro- CPT Sul-Sudoeste

Com a proposta de debater a conjuntura ambiental no Sul da Bahia e os vários impactos gerados pelos grandes projetos agrário-minerais, além de lançar o HQ ‘As aventuras de Cacau’, a Comissão Pastoral da Terra, o Movimento pela Soberania Popular na Mineração e o Sul da Bahia Viva organizaram a I Jornada pelo Meio Ambiente- Comunidade unida, Povo forte, Natureza viva. 

Durante a semana do meio ambiente, as organizações participaram de atividades educativas e culturais em municípios do Sul do estado levando o debate da preservação ambiental e da importância do fortalecimento e da organização entre o povo para manter viva a biodiversidade local.

Magno Oliveira, agente da CPT Sul-Sudoeste, apresenta HQ As aventuras de Cacau durante Feirinha da Rua da Paz.
Um dos atrativos da Feira foi a banquinha de acarajé.

A abertura da jornada se deu durante a Feirinha Comunitária da Rua da Paz, na Vila Juerana, na zona norte de Ilhéus. É forte na rua a tradição do “comércio na porta de casa”, então os moradores possuíam diversos tipos de produtos, como alimentos, roupas, plantas nativas da Mata Atlântica e artesanatos para colocarem à disposição dos visitantes.

A comunidade é altamente impactada pela construção do Porto Sul, que é parte do Projeto Pedra de Ferro. Diversos outros municípios entre Ilhéus e Caetité são impactos pelo projeto, seja pelos trilhos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), seja pelo escoamento de minérios. Por esse motivo, foi de especial relevância para lançamento do HQ As aventuras de Cacau, que conta a história de um jovem estudante ilheense interessado no efeitos da obra do porto sobre as populações locais, especialmente os pescadores, que vem perdendo a possibilidade da continuidade de uma tradição que data de séculos.

Feirinha Comunitária da Rua da Paz lança I Jornada do Meio Ambiente, na Vila Juerana, em Ilhéus

Turmas do Ensino Médio do CEJAP durante lançamento do HQ Cacau

No dia 5, o Colegio Estadual Jose Araujo Pereira (CEJAP), em Gongogi, recebeu a equipe da CPT durante o primeiro dia do I Seminário de Meio Ambiente, onde alunos do Ensino Médio apresentaram trabalhos sobre a questão. Foi realizado o lançamento da história em quadrinho e debate sobre as várias problemáticas ambientais na região, especialmente para a juventude. Gongogi é um dos 20 municípios atingidos pela construção da FIOL, ferrovia que terá 537km de extensão e ligará o Porto Sul, em Ilhéus, no Sul do estado, à mina, em Caetité, no sudoeste.

A última cidade visitada pela jornada foi Uruçuca. No dia 7, houve encontros nos turnos vespertino e noturno para as turmas do Ensino Médio e do EJA, respectivamente, do Colégio Estadual de Serra Grande. O distrito onde se localiza a instituição de ensino também vem sendo impactado pelas obras do Porto Sul, situação sobre a qual foi realizada a exposição e o debate.

Para saber mais sobre o HQ, acesse:

“AS AVENTURAS DE CACAU” – A HISTÓRIA DE UM MENINO QUE DESCOBRIU UM PORTO

Você pode baixar o HQ aqui:

*A ATIVIDADE NA FEIRA DO MALHADO PRECISOU SER ADIADA POR QUESTÕES LOGÍSTICAS, A NOVA DATA SERÁ DIVULGADA EM BREVE.

Fotos: Helenna Castro- CPT Sul-Sudoeste

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp