Com cruzes e cartazes, milhares de pessoas foram às ruas em várias cidades da Bahia na manhã desta segunda-feira, 25, para expressar o apoio e a solidariedade às vítimas do crime da Vale ocorrido há um mês em Brumadinho (MG). O número de vítimas do rompimento da barragem de rejeitos já chega a mais de 300, entre mortos e desaparecidos.
Os atos também denunciaram a situação de algumas barragens da Bahia, como nas cidades de Jacobina, Irecê, Campo Alegre de Lourdes e Caetité, além da defesa ao rio São Francisco, que está no caminho da lama tóxica. Na região do Vale do São Francisco, também foi criado um Fórum Permanente de Defesa do Rio São Francisco, com o objetivo de “manter uma vigilância permanente sobre um dos maiores reservatórios de vida do mundo”, composto por mais de 20 instituições, que também participaram do ato.
Em Irecê, na próxima sexta-feira (01), às 9h, vai ocorrer ainda uma Audiência Pública, na Câmara de Vereadores, para discutir a temática. Com a audiência, a comissão organizadora do ato na cidade, exigem uma maior fiscalização ambiental em todos os processos dos grandes projetos, além da defesa do Velho Chico.
A ação em solidariedade às vítimas de Brumadinho e em defesa do Rio São Francisco em todo o estado da Bahia contou com a organização e apoio de diferentes instituições, organizações e movimentos sociais, como a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), o Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Cáritas Brasileira, Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Levante Popular da Juventude, Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), entre outros.
A seguir, fotos em diferentes localidades:
Salvador – (Fotos: Thomas Bauer/ CPT Bahia)
Juazeiro – (Fotos: Assessoria do Ato em solidariedade às vítimas de Brumadinho e em defesa do Rio São Francisco).
Guanambi – (Fotos: Josy Dornelas/ Levante Popular da Juventude)
Jacobina – (Fotos: Almacks Luiz Silva).
Bom Jesus da Lapa – (Fotos: Militantes da Comunicação Popular)
Texto: Comunicação CPT Bahia/ Foto da Capa: Thomas Bauer.