cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Celebração de abertura da 41ª Romaria da Terra e das Águas destaca a violência e a ausência de justiça no Brasil

©Thomas Bauer/ CPT Bahia

Centenas de pessoas vindas de diversas regiões da Bahia e do Brasil participaram da celebração de abertura da 41ª Romaria da Terra e das Águas, na noite desta sexta-feira (06), em Bom Jesus da Lapa (BA). Este ano, a romaria tem como tema “Justiça e Paz na terra! Compromisso e fidelidade em defesa da vida”, e o lema: “Se calarem a voz do povo, as fontes secarão”.

Esta tradição, que acontece desde 1977, tem o caráter de fortalecer a luta dos trabalhadores e trabalhadoras em defesa da vida e dos territórios tradicionalmente ocupados. É um momento em que os romeiros e romeiras anunciam e denunciam os diversos tipos de violências sofridas no campo e na cidade, das injustiças e perdas de direitos, a exemplo da população de Correntina, que reuniu cerca de dez mil pessoas nas ruas em defesa das águas em novembro de 2017.

©Thomas Bauer/ CPT Bahia

Na homilia, Dom João Cardoso dos Santos, Bispo da Diocese local, ressaltou o compromisso e a fidelidade dos povos da terra, e reforçou o compromisso de todos nós em defesa da vida e dos pobres. Relacionou o tema da romaria ao da Campanha da Fraternidade deste ano, “A fraternidade e a superação da violência”, apresentando dados da violência no Brasil, a exemplo dos 71,5% de jovens negros e pardos assassinados, entre 15 e 29 anos, no ano passado.

Dom João, também lembrou da passagem bíblica de Amós, onde haveria um tempo em que teria fome e sede sobre a terra, mas não de pão e sim da palavra de Deus. “É a palavra que nos alimenta, e se a perdemos, perdemos também o sentido da vida”, e continuou, “quem tem fome e sede de justiça será saciado”.

©Thomas Bauer/ CPT Bahia

Ao final da celebração, Fredson dos Santos, filho de Eduardo Pereira dos Santos, uma das lideranças do Quilombo Rio das Rãs e integrante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bom Jesus da Lapa, leu a carta de clamor dos familiares pedindo esclarecimento e celeridade da investigação por parte da polícia, pelo desaparecimento de mais de dez dias do pai.

Programação

A 41ª Romaria da Terra e das Águas segue até domingo, dia 08. Segue a programação completa:

 

Equipe de Comunicação CPT Bahia

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp