cropped-logo-cpt-1.png

CPT BAHIA

FLORESCEM AS ESPERANÇAS: Mensagem dos Romeiros e Romeiras da 39ª Missão da Terra 

FLORESCEM AS ESPERANÇAS !

Mensagem dos Romeiros e Romeiras da 39ª Missão da Terra

Imagem: Luciano Bernardi/ CPT Bahia.

A 39ª Missão da Terra, atividade Eclesial com o Tema “Terra e Água, fonte de Paz  e Bem Viver” , e o Lema:  “O fruto da justiça será a paz” (Is. 32,17) aconteceu na Paróquia São Cristóvão, Município de Capim Grosso no dia 16 de setembro de 2018.

Com cerca de 6.000 romeiros e romeiras vindos das diversas Paróquias de Diocese de Bonfim, foram acolhidos pela Paróquia São Cristóvão de Capim Grosso, na Comunidade Água Nova, marchando rumo ao centro da cidade.

A romaria se deu numa forte expressão de confrontar a palavra de Deus com a realidade que vivemos no momento atual do País.

No primeiro momento de reflexão, com o Tema: “Senhor da Vida, escuta-nos neste momento de sofrimento  dos pobres e de esperanças” , motivado pela CPT, foi feita a memória do significado desta Romaria que beira os 40 anos, fazendo a história do povo de Deus. O momento de silêncio e pedido de perdão, num local de encruzilhada, nos faz o convite a encontrar o rumo certo.

No segundo momento, com o Tema: “Terra e Água privatizadas, vidas roubadas”,  o Movimento de Pequenos Agricultores, MPA, denunciou a agressão ao Meio Ambiente nos seus elementos essenciais. Terra e Água são violentamente destruídas em nome do progresso e do acúmulo do capital. São elas que fazem brotar o chamado para  defendê-las

 O terceiro momento, com o Tema: “Superar os vários rostos da violência é tarefa de todos”. A Juventude da Paróquia de Caém denunciou as várias formas de violência e nos convidou a superá-las: uma expressão do Cristo que retira as mordaças que silenciam e oprimem o povo. Também se expressou como uma oportunidade de dentro da nossa diversidade, unirmo-nos na construção de uma outra sociedade, mais justa, fraterna e igualitária.

Imagem: Thomas Bauer/ CPT Bahia.

No  quarto momento de reflexão, com o Tema: “Terra e Água, justiça, paz e bem viver”,  a Escola Família Agrícola de Jaboticaba nos convidou a celebrar as lutas do Povo que, de forma organizada, constroem expressões do Bem Viver: Educação Contextualizada com a Pedagogia da Alternância;  a força da Juventude que  renova as esperanças na terra e na luta popular, as Feiras Agroecológicas, o Cooperativismo e os Bancos de Sementes…

 Houve ainda o Grito contundente de Denúncia, proclamado pelo Padre Xavier Nichele sj: “Destruir as Lagoas e Rios é matar a Vida.

  • Um povo que não grita é um povo que morre.”
  • “O povo que enriquece não grita, só grita o dinheiro”.
  • “O Povo Santo e fiel de Deus grita e sonha, mas vive uma luta interna e externa: A luta do Mestre e Senhor que sonha o projeto do Pai e foi crucificado por encarna-lo na realidade política romana e na realidade religiosa judaica”.

É no horizonte das cruzes e golpes do contexto político de hoje que florescem as esperanças. Pela graça do povo santo e fiel.

Capim Grosso, 16 de setembro de 2018.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens recentes: