cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Associação Comunitária de Furados, Amargoso e Periperi – ACOFAP realizou, no último domingo, dia 04, o Seminário anual em Caculé-BA

CPT Sul-Sudoeste

A Associação Comunitária de Furados, Amargoso e Periperi (ACOFAP) realizou, no último domingo, dia 04, o Seminário anual com os sócios, parceiros e amigos da associação sobre Associativo Comunitário, na sede da associação, localizada na comunidade Furados, no município de Caculé-Ba.

O seminário contou com a análise política realizada por Beni Carvalho, da Comissão Pastoral da Terra. O agente destacou a crise do sistema imperialista dirigida pelos EUA, a ofensiva ideológica conservadora manifestada no neofascismo, a ofensiva militar contra os povos do mundo e o papel das forças populares, apontando a importância da vitória de Lula, mas ressaltando os desafios da organização e da formação popular no entorno de um projeto de poder: “Somente um povo consciente da causa dos seus problemas sabe enfrentá-los, e para isso o estudo da realidade e a construção de autonomia econômica e política, do cooperativismo são importantes. Mas devemos buscar estudar como favorecemos uma rede regional dos/as camponeses e como construímos esse processo acompanhado de formação e organização política. Transformar as reformas em acúmulo de força para as transformações estruturais”. 

Foto: Verônica Ribeiro

Maria da Glória, membro da diretoria da ACOFAP e coordenadora do grupo de mulheres camponesas na comunidade, ressaltou o papel da união e da luta da associação junto ao apoio dos parceiros para a obtenção das conquistas possíveis até o momento, com especial relevância dada às formação para essas construções: “O trabalho da Irmã Ida e as CEBs, as formações do grupo de Mulheres Camponesas foram importantes para a gente chegar até aqui e conseguir alcançar as conquistas que tivemos hoje para a comunidade”

O grupo de mulheres foi criado a partir do processo da Assistência Técnica e Extensão Rural, desenvolvido pela Cooperativa de Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (COOTRAF), e tem raízes organizativas no Movimento de Mulheres Camponesas de Caculé.

Foto: Verônica Ribeiro

Hoje a associação conta com uma unidade produtiva de panificados, adquirida através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que produz bolos e biscoitos comercializados através de feiras, mercado convencional e nas compras institucionais, como através do PAA e do PNAE. A esse respeito foi destacado o papel da CRESOL, da COOTRAF e da Cooperativa Mista Agropecuária para o Desenvolvimento Auto Sustentável de Caetité (COOMADAC) enquanto instrumentos de organização cooperativa que vem ajudando a fortalecer a autonomia das comunidades a partir de políticas públicas que favorecem as famílias organizadas. 

Representantes das entidades estavam presentes no encontro a partir das representações institucionais e destacaram o papel de uma comunidade organizada e compromissada com a luta pelas políticas públicas. Segundo Edgar Filho: “O que legitima nosso trabalho, nossa luta, são as comunidades e o empenho das lideranças locais no trabalho para fazer acontecer os projetos. Sem o povo organizado não tem políticas públicas e sentido da nossa existência.” Já Cleomilton Carvalho, Diretor Presidente da COOMADAC, pontua que o papel da cooperativa é o acompanhamento na produção e a organização da comercialização, onde a cooperativa une este grupo de mulheres a outros na busca por mercado.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp