cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Encontro de preparação para 42ª Missão da Terra da Diocese de Bonfim – BA

No último sábado (29), aconteceu a primeira reunião da coordenação da 42ª Missão da Terra – Diocese de Bonfim-BA, dessa vez em caráter virtual devido à pandemia da Covid-19, que teve como ponto de partida a avaliação da 41ª e planejar a 42ª Missão da Terra. Participaram da reunião membros da Comissão Pastoral da Terra, Pastoral da Criança, Conselhos dos Leigos(as), Escola Família Agrícola de Itiúba, Assentamento Bela Conquista, Movimento dos Pequenos Agricultores e outros(as) colaboradores(as).

Os(as) participantes avaliaram positivamente a Missão da Terra realizada em 2020, ano marcado pela pandemia que desafiou a coordenação a se reinventar, destacando a importância da realização da Missão da Terra mesmo de forma virtual. Considerou-se que, apesar do pouco tempo de preparação se conseguiu motivar a participação de muita gente, “foi um momento de muita emoção, de se encontrar virtualmente mesmo não podendo se encontrar presencialmente, se abraçar como acontecia todos os anos na Missão da Terra”.

Entre os momentos mais significativos, destacou-se a memória das romarias feita pelo Padre Luís, o vídeo com um depoimento do saudoso Dom Jairo e a presença de Dom Hernaldo, bispo atual da nossa diocese que, a partir da carta do Papa Francisco, fez uma maravilhosa reflexão sobre os cuidados com a Casa Comum.

A 42ª Missão da Terra ficou agendada para o dia 10 de outubro de 2021, a ser realizada virtualmente na EFAI – Escola Família Agrícola de Itiúba. Quanto ao tema, será definido na próxima reunião, tendo em vista diversas motivações como: Questão fundiária – ataques aos territórios por empreendimentos do Capital, pelo Estado,  degradação ambiental e resistências dos(as) camponeses(as), com produção de alimentos e combate a fome; afirmação dos direitos a Terra, Teto, Trabalho em diálogo com a temática da 6ª Semana Social Brasileira; a luta por políticas públicas de educação, saúde – defesa do SUS e denúncias dos retrocessos referentes a retirada de direitos dos(as) trabalhadores(as). Quem participou da reunião, saiu com o compromisso de construir propostas de tema e lema até a próxima reunião, agendada para o dia 26 de junho, às 15h, de forma virtual.

CPT Diocese de Bonfim

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp