cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Exposição fotográfica “Raiz e Resistência: comunidades tradicionais e territórios de vida” da CPT será lançada em Diamantina (MG)

As regionais Bahia, Nordeste 2 e Minas Gerais da Comissão Pastoral da Terra (CPT) lançarão na próxima quarta-feira, 05 de junho, a exposição fotográfica itinerante “Raiz e Resistência: comunidades tradicionais e territórios de vida”. A exposição traz imagens d​e​ povos da Terra, das Águas e das Florestas – em especial as comunidades quilombolas e de fundo e fecho de pasto – em suas experiências de luta e de resistência cotidiana em defesa de seus territórios tradicionais.

O lançamento fará parte da 7ª Semana da Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (SINTEGRA) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), que ocorrerá entre os dias 05 a 08 de junho de 2019, em Diamantina (MG). Além da exposição, a CPT também participará, durante o evento, de uma oficina sobre a diversidade e o Saber/Fazer das comunidades tradicionais como forma de resistência cotidiana e os desafios na defesa dos territórios. A oficina ocorrerá no dia 06 de junho, às 14h, no Pavilhão de Aulas I, Campus JK da UFVJM. Neste evento, a exposição conta com a curadoria de Frederico Santos.

Exposição itinerante: A exposição reúne ao todo 150 fotos, captadas em sua maioria entre os anos de 2012 e 2018. São fotografias feitas a partir de um olhar pastoral sobre a realidade e o cotidiano de centenas de famílias que partilham sonhos e experiências na luta por justiça, por dignidade e por território. A exposição também inclui imagens de acervo, trabalhos realizados por fotógrafos/as colaboradores/as da Pastoral, além de depoimentos de comunidades tradicionais acompanhadas pelas três regionais de CPT.

As fotografias possuem vários enfoques: vão desde os momentos de enfrentamentos e violências decorrentes de conflitos agrários​,​ até imagens do cotidiano que expressam sua relação com a natureza, a cultura, a fé e a religiosidade, seus objetos simbólicos, o trabalho e o alimento que nutre essa jornada. São imagens que partilham uma mirada repleta de esperança e que desejam celebrar a vida e a força dos povos do campo.

“Raiz e resistência: comunidades tradicionais e territórios de vida” irá circular, em seguida, em comunidades camponesas acompanhadas pela CPT nos estados da Bahia, Minas Gerais e Pernambuco, além de outras universidades, escolas e museus nestes estados​ e em espaços nacionais​. A iniciativa contou com o apoio das organizações de cooperação internacional H3000, DKA e Casa do Mundo.

Serviço:

O quê? Lançamento da Exposição Itinerante “Raiz e Resistência: comunidades tradicionais e territórios de vida”.

Quando? De 05 a 08 de junho.

Onde? VII Sintegra da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina (MG).

Outras informações:

CPT Bahia: (71) 3328-4672

CPT Nordeste II: (81) 3231.4445

CPT Minas Gerais: (33) 99936.1567/ (33) 9992.93120​

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp