cropped-logo-cpt-1.png

CPT BAHIA

Luta e esperança de Dom Matthias é celebrada na IX Romaria da Terra e das Águas em Ruy Barbosa

Foto: Thomas Bauer/ CPT Bahia.
Foto: Thomas Bauer/ CPT Bahia.

“A Romaria da terra, faz o povo reunir, reunir, numa luta sem guerra nós lutaremos por ti”

No amanhecer do sexto Domingo da páscoa, milhares de Romeiros e Romeiras de todos os cantos do Brasil chegaram à sede da Diocese de Ruy Barbosa (BA) trazendo alegria e esperança em um contexto de golpe e de repulsa para o cenário político do país. A IX Romaria Diocesana da Terra e das águas também celebrou os 25 anos da morte do Bispo Dom Matthias Schmidt.

O Bispo que nasceu em 21 de abril de 1931 em Nortonville, uma pequena cidade de Kansas nos Estados Unidos, entrou para a ordem dos monges Beneditinos e foi ordenado ao sacerdócio em 30 de maio de 1957. No dia 23 de fevereiro de 1961 chegou ao Brasil, e após um tempo foi nomeado pelo vaticano como Bispo Auxiliar na Diocese de Jataí e depois Bispo na Diocese de Ruy Barbosa. Dom Matthias faleceu na manhã do dia 24 de maio de 1992 na cidade de Utinga, e da forma como sempre desejou “nos braços do povo, de um povo simples, trabalhadores e lutadores”.

Segundo Dona Clarice Maria, moradora de Ipirá, “muitas vezes estive em celebrações onde Dom Matthias presidia, gostava de ouvir o que dizia, era forte, era da nossa vida, não falava difícil e nem de coisas de longe, era do nosso dia a dia, ele estava do nosso lado”, completou emocionada.

Para Vinicius Marcos, morador de Ruy Barbosa, a romaria foi um momento de alegria e entusiasmo. “Não conheci Dom Matthias, mas ouço muito falar dele. Foi um Bispo dos pobres, um pastor irmão e companheiro. Parece que Deus gosta deste povo, pois enviou Dom André, um Bispo que abraçou a causa das comunidades dando continuidade ao trabalho de Dom Matthias”, disse.

romaria ruy barbosa (1 de 1)-5Na abertura da 9º Romaria, o Bispo Diocesano Dom André de Witte fez a acolhida e trouxe a mensagem dos Bispos que saudaram a Diocese de Ruy Barbosa. Uma grande multidão de Romeiros seguiu em uma caminhada com três momentos: a reflexão à Memória de Dom Matthias, a denúncia sobre a questão da água, e na praça Santa Tereza era proclamada com os sinais de vida a ressurreição da organização do povo.

Padre Eugenio, natural da Itália onde reside atualmente, também lembrou do Bispo Dom Matthias: “ele sempre queria estar com o povo, era um Bispo humilde, gostava de sentar junto com o povo no chão, queria viver as experiências que o povo vivia na dura realidade do dia a dia. Dom Matthias tinha um olhar de carinho e acolhida pelos agentes que estavam na Diocese, ele era especial”, concluiu.

Na homilia, o Bispo Diocesano Dom André de Witte refletiu o tema da Romaria, Profecia, Luta e Esperança. “Vivemos um momento difícil na história atual do país, e a vivencia de Dom Matthias, que enfrentou dificuldades naquele contexto histórico, sem perder a esperança, sem deixar de acreditar e sem desistir de lutar, é um exemplo. Lutar junto aos trabalhadores e trabalhadoras por terra, teto e trabalho, pão e dignidade. Ele também deixou em nossa memória a profecia do evangelho ‘Derruba dos tronos os poderosos e eleva os humildes’”, ressaltou.

Foto: Thomas Bauer/ CPT Bahia.
Foto: Thomas Bauer/ CPT Bahia.

Nos momentos conclusivos da Romaria, Zé Vicente, cantor religioso, convidou os Romeiros e Romeiras para juntos celebrar o encontro musical e proclamar a vida de Dom Matthias. Durante a sua fala, defendeu a garantia dos direitos do povo brasileiro e o afastamento dos maus políticos, assim como a continuação da luta por um país onde haja justiça social.

A Romaria terminou e os milhares de Romeiros e Romeiras retornaram para seus destinos levando as sementes e mudas de plantas, para que a esperança e a vida permaneçam nas Comunidades.

Tiago Aragão

CPT Bahia/ Equipe Centro Norte – Diocese de Ruy Barbosa

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens recentes: