cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

04 mentiras sobre grandes projetos de mineração

Por Observatório Rio Pardo Vivo e Corrente

Toda atividade humana surge na tentativa de superar as necessidades para a sobrevivência, e a exploração mineral não é diferente. No entanto, a proporção que essa atividade tomou no Brasil, impulsionada pelas grandes empresas e capital estrangeiro, coloca em risco a vida de milhares de famílias em nosso país, especialmente as mais pobres.

Confira abaixo quatro mentiras que mineradoras contam para nos enganar sobre os verdadeiros riscos desses projetos:

1. A Mineração não impacta o meio ambiente

A mineração está longe de ser uma atividade limpa. Ela impacta o ar, a água, o solo, os organismos aquáticos, provoca assoreamento dos rios e desmatamento. Além disso, interfere na forma de vida das pessoas no território, causando a expropriação de muitas famílias das suas casas e gerando ainda mais pobreza.

O pesquisador Tádzio Coelho estudou o impacto da mineradora Vale no projeto Grande Carajás, uma iniciativa implantada em 1978 entre os estados do Pará e Maranhão. Segundo Coelho, o modelo de desenvolvimento das mineradoras, como a Vale nesse projeto, não leva em conta as consequências irrecuperáveis da atividade extrativa mineral para a natureza e o modo de vida das pessoas do território. Já aqueles que lucram com as minas estão bem distantes das áreas de impacto.

2. A exploração mineral é segura

De acordo com o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), a mineração é a atividade que mais causa conflitos no mundo, seguida pelo acesso à terra. Segundo artigo de 2012 publicado pela Public Eye, a Vale, principal fornecedora de minério, também é considerada como a pior empresa do mundo pela maneira como interfere nos territórios, afetando a vida das pessoas para sempre.

Trecho da Estrada de Ferro Carajás – Foto Reprodução

No caso da Estrada de Ferro Carajás – EFC, com os seus 892 km passando por 26 municípios das minas até o porto, provocou, desde sua instalação até 2012, 175 mortes causadas por atropelamentos nas ferrovias da empresa Vale, além de acidentes de trabalho e doenças relacionadas, como aponta o estudo do Ibase.
Casos como os de Mariana e Brumadinho revelam o grau de insegurança que esses empreendimentos representam para as pessoas. Sem a fiscalização necessária e sistemas de alerta e segurança, comunidades inteiras foram tomadas com o rompimento das barragens de rejeito das empresas Samarco Mineração S.A e Vale, com 282 mortes e 11 desaparecidos.

3. A mineração traz vantagens para as comunidades
O discurso do desenvolvimento pela mineração ainda não se concretizou no Brasil: promessas de geração de emprego, saúde, educação e habitação não tem acontecido na prática onde os grandes projetos são implantados. Veja o caso do projeto Carajás: passados mais de três décadas, os trabalhadores da região ainda não vivenciaram as tais vantagens da mineração.
Mina a céu aberto do Complexo Carajás – Foto Reprodução

Trabalho extenuante e de risco, perseguição política e massacres estão entre as consequências de projetos implantados para atender a demanda mundial de minério. Dessa forma, é necessário discutir o modelo de exploração antes de condenar regiões inteiras ao subdesenvolvimento.
Segundo o Ibase, a lógica de escala desses grandes projetos, como o Carajás da Vale, tenta sobrepor as dinâmicas locais de trabalhadores, comunidades e ciclos ecológicos, ao invés de fortalecê-los de modo que contribua para formas de convívio e acesso a riqueza mais equânimes. Sem falar que a atividade minerária é a que causa mais conflitos no mundo.

4. O modelo de exploração atual é um avanço da tecnologia
O projeto da empresa Sul Americana de Metais – SAM na região da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, entre Minas Gerais e Bahia, é um exemplo da extravagância desse setor da economia. A iniciativa visa extrair e transportar minério de ferro através de um duto da cidade mineira de Grão Mongol até a cidade portuária de Ilhéus, na Bahia.
A pressão sobre as comunidades e a cooptação de autoridades públicas e lideranças locais nos municípios que devem ser impactados pelo empreendimento da SAM demonstram que o interesse que está sendo gestado não é o da população.
Mineroduto da SAM – Foto Reprodução

O projeto está se desenvolvendo de maneira acelerada e sem estudos de impacto social e ambiental que contemplem amplos aspectos como a sobrevivência e o acesso das pessoas aos recursos hídricos na região do Rio Pardo.

Mecanização da Industria minerária – Foto Reprodução

Em relação ao avanço tecnológico na mineração, é necessário refletir a quem está servindo. As operações, em sua maior parte mecanizadas, dependem cada vez menos da mão-de-obra humana, ao passo que destroem rapidamente as paisagens e ambientes onde se encontram as pessoas e o minério

É preciso ficar de olhos bem abertos para as mentiras que as mineradoras contam pra nossas comunidades. Temos que ter clareza de que essas empresas querem o lucro só pra elas, deixando para o povo um rastro de destruição e pobreza. Além disso, é necessário pensar um outro projeto de mineração: um projeto popular, em que o povo e o meio ambiente estejam no centro da discussão, e que possamos construir juntos alternativas para o desenvolvimento sustentável da nossa região.

Publicado originalmente em 04 mentiras sobre grandes projetos de mineração

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp