Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Lançamento virtual da Campanha “Águas que brotam vidas: Em defesa das nascentes da Serra do Salto”

Na próxima quinta-feira (23), será lançando virtualmente a Campanha “Águas que brotam vidas: Em defesa das nascentes da Serra do Salto” e do documentário “Não é só uma terra… Nada paga a vida que temos aqui”, às 19h, produzido na comunidade de Taquaril dos Fialhos que está no município de Licínio de Almeida, na região sudoeste da Bahia, às margens da Serra Geral.

https://www.facebook.com/CPTBahia/videos/288297685619753

A campanha surgiu devido o cenário a ameaça de ser implementada uma empresa de exploração mineral pelo projeto Companhia do Vale do Paramirim, na comunidade Taquaril dos Fialhos e que se estende por 12 mil km². Este projeto, uma vez implantado, acabará com todo o território tradicional, bem como afetará o abastecimento de água de mais de 16 mil famílias dos municípios próximos, como alerta o presidente da associação da comunidade, Eliano Carvalho “essa é uma luta de todos, pois os impactos da mineração pode causar muitos danos negativos, não só para nossa comunidade, mas para os outros municípios também”. Estas águas que caem no Rio do Salto e abastecem a barragem do Truvisco, única fonte de água doce na região, representam a principal fonte de abastecimento para inúmeras comunidades rurais, bem como para os municípios.

Centenária e localizada num vale fértil a comunidade conta atualmente com 32 famílias, tanto em termos econômicos como socioculturais. Neste território se cultiva frutas, hortaliças, milho, feijão, cana-de-açúcar, além da criação de animais.  Além da Serra do Solto, que abriga várias nascentes e uma bela cachoeira chamada de “Sete Quedas”. A moradora Andréia Muniz diz “lutamos pelo direito a vida, direito a viver na terra, direto a água, direito a dignidade, esses direitos têm que ser ouvidos”.

Para Thomas Bauer que faz parte da Comissão Pastoral da Terra (CPT – Ba) e produtor do documentário “Não é só uma terra… Nada paga a vida que temos aqui” além da importância da campanha é uma grande responsabilidade documentar essa luta “mergulhar na realidade do povo, das famílias de uma comunidade, de um território ou região para produzir um trabalho audiovisual sempre é grande um desafio. E espero que este trabalho possa ajudar na divulgação, denuncia e mobilização da sociedade diante deste grave fato que possa acabar com o acesso à água potável de mais de 16 mil famílias nos municípios baianos de Licínio de Almeida, Caculé, Rio do Antônio e Guajeru”, afirmou.

O lançamento virtual da Campanha “Águas que brotam vidas: Em defesa das nascentes da Serra do Salto” e do documentário, acontecerá também um debate virtual com a participação do professor Tadzio Petter Coelho, Andréia Lisboa, da comunidade Taquaril dos Fialhos, e do Zé da CUT, secretário de Meio Ambiente de Licínio de Almeida (BA). A mediação fica por conta de José Beniezio, da equipe Sul/Sudoeste da Comissão Pastoral da Terra – Bahia.

Os canais de transmissões são:

https://www.facebook.com/CPTNacional

https://www.youtube.com/user/cptbahia

Gostou desse conteúdo? Compartilhe