Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Celebração de abertura da Romaria da Terra é marcada pela religiosidade popular

Mais de quatro mil romeiro e romeiras vindos de diferentes partes da Bahia tomaram a Esplanada do Santuário de Bom Jesus daIMG_8659 Lapa para a celebração de abertura da 39ᵃ Romaria da Terra e das Águas. A missa foi marcada pela religiosidade popular, que esteve presente nos cantos, na ofertório com a entrega de mudas frutíferas nativas e também na liturgia animada por instrumentos musicais como triangulo, zabumba e sanfona. A Romaria começou nesta sexta-feira, 01 de julho e segue até o domingo 03 de julho. A organização é da Comissão Pastoral da Terra – Bahia, Dioceses de Bom Jesus da Lapa, Barreiras, Irecê, Barra, Caetité, Arquidiocese de Vitória da Conquista, Santuário Bom Jesus e organizações e movimentos populares.

IMG_8829Com o tema: “Cuidar da Casa Comum, conversão ecológica”, o evento vai discutir a necessidade de um novo comportamento do ser humano para preservar o Planeta Terra, casa de todos os seres vivos. Dom João Santos Cardoso, bispo de Bom Jesus da Lapa, que presidiu a celebração, destacou na homilia como o estilo de vida da atualidade tem comprometido o presente e também as futuras gerações.

“Nós vivemos em uma sociedade em que tudo que ela toca se transforma emIMG_8746 objeto, em coisa, em mercadoria. Assim também é com a terra. Este tipo de relacionamento que nós temos com a mãe terra, sabemos que nos atinge a todos, as consequências repercutem sobre todos nós. Basta pensar no tipo de desenvolvimento que nós temos que é fundado no lucro, na apropriação dos recursos naturais, transformando-os em mercadorias”, afirmou Dom João. A missa também foi concelebrada pelo bispo da diocese de Barra, Dom Luis Cappio e dezenas de padres vindos de diferentes regiões da Bahia e até Minas Gerais.

A programação segue no sábado às 5h30 com a missa, na Esplanada do Santuário, seguida pelos plenarinhos, momentos de formação social e política que vai discutir diversos temas da atualidade. De tarde, tem a Via Sacra que reúne o povo na Esplanada do Santuário, às 16 horas e ás 20 horas, a Noite Cultural, no estacionamento do Santuário, faz a interação dos romeiros. No domingo, 5h30, acontece a Missa da Ressurreição na Esplanada do Santuário, seguida pelo Grande Plenário, na Gruta da Soledade, com a celebração de envio e encerramento da Romaria. 

IMG_8595IMG_8785 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe